Colunas

17/06/2025 | Por: Bruno Coimbra

Enem promovendo um novo ciclo de acesso à educação superior
Na edição desta semana, Bruno Coimbra fala sobre os esforços do governo para incentivar o ingresso de jovens no ensino superior, destacando o Enem como principal porta de entrada. Ele detalha a reintrodução da certificação do ensino médio pelo exame, o programa Pé-de-Meia de incentivo financeiro, e a desburocratização da inscrição para estudantes da rede pública. Por fim, Coimbra aborda como essas medidas, incluindo as ações afirmativas e o Fies Social, criam um ciclo virtuoso de inclusão, conectando o ensino médio ao superior de forma mais sistêmica

12/06/2025 | Por: Daniel Cavalcante

A valorização da docência no Novo Marco Regulatório: avanços e desafios
Na edição dessa semana, Daniel Cavalcante fala sobre o novo marco regulatório do ensino superior, que reforça a valorização da docência e introduz o papel do professor regente. Ele destaca a importância de ajustes e diálogo para garantir qualidade sem comprometer a sustentabilidade das instituições.

05/06/2025 | Por: Daniel Cavalcante

Decreto, portarias e editais: os marcos que redesenham a EAD e os programas de acesso ao ensino superior
Na primeira edição da Coluna Diálogo Legal, Daniel Cavalcante, Diretor Jurídico da ABMES, discorre sobre uma nova fase da regulação do ensino superior brasileiro, marcada, especialmente, pelo Novo Marco da EAD. O texto orienta as instituições sobre as principais normativas recentes do Ministério da Educação

07/05/2025 | Por: ABMES

O Enamed e os rumos da regulação dos cursos de Medicina no Brasil
Na edição desta semana, Bruno Coimbra fala sobre os impactos regulatórios do Enamed e do Enare na formação médica no Brasil. Ele destaca os avanços e desafios dessas iniciativas, além das implicações do PL nº 2.294/2024. O texto reforça a importância da avaliação qualificada e da autonomia universitária no aprimoramento da educação médica

16/04/2025 | Por: ABMES

Contratação de Autônomos e PJs no Ensino Superior: o que muda com a suspensão de processos trabalhistas pelo STF
O ministro Gilmar Mendes, do STF, determinou a suspensão nacional dos processos na Justiça do Trabalho que discutem a validade da contratação de profissionais como autônomos ou via pessoa jurídica (pejotização), no julgamento do Tema 1389 de repercussão geral. A medida impacta diretamente instituições de ensino superior privadas, que utilizam essas formas de contratação. Embora legal em certas condições, a prática é frequentemente questionada quando há indícios de vínculo empregatício disfarçado. A decisão traz expectativa de que o STF estabeleça critérios claros sobre a validade desses contratos, promovendo maior segurança jurídica ao setor

19/02/2025 | Por: ABMES

O intervalo de 15 minutos do professor e o posicionamento do STF
Na Coluna Educação Superior Comentada desta semana, Bruno Coimbra explica sobre a questão do intervalo intrajornada para professores, que está em debate no STF. O julgamento está paralisado desde março de 2024 e aguarda decisão final do STF, que poderá impactar a relação trabalhista no setor educacional

05/02/2025 | Por: ABMES

EPT em pauta: é preciso avançar na educação profissional e tecnológica
Na coluna desta semana, Bruno Coimbra fala sobre a evolução da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desde o Pronatec, com maior atenção após a Portaria nº 401/2016, que permitiu às Instituições Privadas de Ensino Superior ofertarem cursos técnicos. Posteriormente, a Portaria nº 1.718/2019 consolidou esse papel, e a Portaria nº 314/2022 estabeleceu um novo processo de habilitação e autorização. Desde então, não houve novos editais, mas a ABMES segue atuando, integrando, desde abril de 2024, um Grupo de Trabalho Interinstitucional (GT) nomeado pelo Presidente da República e pelo Ministro da Educação para subsidiar a Política Nacional de EPT

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