Agraciados

Agraciados com a Comenda do Mérito ABMES da Educação Superior:

 

CELSO NISKIER

Grau: Grão-mestre / Membro desde: 07/05/2019

Diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum). Vice-presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Semerj). Doutor em Inteligência Artificial. Fundador e reitor do Centro Universitário UniCarioca. É membro da Academia Brasileira de Educação, do Conselho do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE-Rio) e do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Foi Conselheiro Estadual de Educação do Rio de Janeiro/RJ por 12 anos, onde presidiu a Câmara de Educação Superior.

 


JOSÉ JANGUIÊ BEZERRA DINIZ

Grau: Grão-mestre / Membro desde: 20/03/2018

Presidente do Conselho de Administração e vice-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Fundador e presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo. Bacharel, mestre e doutor em Direito. Chanceler do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e da Universidade da Amazônia (Unama). Fundador, acionista controlador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional. Foi secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Foi Juiz Togado do Trabalho do TRT da 6ª Região e Procurador do Ministério Público do Trabalho – MPT 6ª Região. Empresário conhecido pelo talento e obstinação, autor de mais de 24 livros nas áreas do Direito, do empreendedorismo e do desenvolvimento pessoal.

 


JOSÉ MENDONÇA BEZERRA FILHO

Grau: Comendador / Membro desde: 10/04/2018

Ministro da Educação; é graduado em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE); e especialista em Gestão Pública pela Kennedy School, da Universidade de Harvard (EUA). Foi governador e vice-governador de Pernambuco; secretário de Estado, deputado estadual; e deputado federal. Autor da Lei de Informática e da emenda da reeleição para cargos executivos e presidiu a Comissão Diretora de Reforma do Estado de Pernambuco. Participou do Conselho da Assembleia da Fundação Getúlio Vargas e foi secretário executivo do Conselho Pernambuco Pacto 21.

 


MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO

Grau: Oficial / Membro desde: 08/08/2023

Secretária Executiva do Ministério da Educação (MEC). Professora, psicóloga e política. Foi a primeira governadora do Ceará, ficando no cargo de abril de 2022 a janeiro de 2023. Ainda no Estado, foi vice-governadora; secretária estadual de educação e secretária de educação do município de Sobral. É mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública e graduada em Psicologia, com especialização em Gestão Pública.

 


LUIZ ROBERTO LIZA CURI

Grau: Oficial / Membro desde: 08/08/2023

Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), no qual foi também, por dois mandatos, presidente da Câmara de Educação Superior. Sociólogo e doutor em Economia. Foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); diretor geral de Políticas de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) e diretor geral de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

 


EDA COUTINHO BARBOSA MACHADO DE SOUZA

Grau: Oficial / Membro desde: 08/08/2023

Fundadora e mantenedora do Centro Universitário IESB. Pós-doutora em Educação, pela Max-Planck Institute – Berlim/Alemanha; mestre e doutora em Educação, pela The Pennsylvania State University – EUA. Coordenou o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB/SESU/MEC). É membro dos Comitês Executivos da International Association of University Presidents (IAUP), do Clube de Roma e do The Penn State Global Advisory Council. É diretora da Cátedra UNESCO/IESB.

 


JOAQUIM JOSÉ SOARES NETO

Grau: Oficial / Membro desde: 09/08/2022

Presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Graduado em Física e professor titular da Universidade de Brasília. Doutor pela Aarhus University, na Dinamarca, e pós-doutor pela Califórnia Institute of Technology. Foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Integra o conselho científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e tem trabalhos publicados nas áreas de avaliação educacional e de física teórica. 

 


ÁTILA FREITAS LIRA

Grau: Oficial / Membro desde: 09/08/2022

Deputado Federal há oito mandatos, sendo o primeiro na Constituinte (1987-1991). Economista, Administrador de Empresas e pós graduado em Administração Pública. Foi Secretário de Trabalho e Ação Social pelo governador Dirceu Arcoverde (1977); Secretário de Estado de Educação do Piauí por três vezes, pelos governos de Hugo Napoleão (1982-1985), Freitas Neto (1991-1994), e Wilson Martins (2011-2014). Foi Secretário de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da Educação na gestão do ministro Paulo Renato Souza (1995-1998). Em todos os mandatos foi membro titular da Comissão de Educação. Participou também das seguintes comissões: Trabalho, Agricultura, Administração e Serviço Público; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Relações Exteriores e de Defesa Nacional; Constituição e Justiça e de Cidadania; entre outras. Participou da elaboração de toda a legislação vigente da educação nacional. 

 


ROSA MARIA D'AMATO DE DÉA

Grau: Oficial / Membro desde: 09/08/2022

Membro do Conselho de Administração da ABMES, reitora e procuradora institucional do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Licenciada em Letras, com especialização em Metodologia do Ensino Superior, Aperfeiçoamento em Administração Universitária e em Gestão Universitária. Foi por quatro anos secretária executiva da vice-presidência das Indústrias Villares, em São Paulo. Há quarenta e cinco anos trabalha no Unigran, dedicando-se exclusivamente na gestão de educação superior, instituição da qual também atuou como professora, secretária geral, diretora de faculdade e presidente. 

 


ARNALDO NISKIER

Grau: Oficial / Membro desde: 31/08/2021

Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1984, tendo sido presidente em dois mandatos. Professor aposentado de História e Filosofia da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Educação, professor emérito da Universidade Candido Mendes, doutor honoris causa do Centro Universitário UniCarioca, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e da Universidade da Amazônia (Unama). Foi membro do Conselho Federal de Educação, do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional de Educação. Atuou como secretário de Estado do Rio de Janeiro por quatro vezes. É sócio-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Autor de mais de 100 livros, especialmente sobre educação. Preside o Conselho do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/RJ) e o Instituto Antares de Cultura. É colaborador com artigos publicados em vários jornais do país. 

 


IZALCI LUCAS

Grau: Oficial / Membro desde: 31/08/2021

Senador da República e líder do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Senado Federal. Presidente da Comissão Senado do Futuro. Contador, auditor e professor. Foi Deputado Federal por três legislaturas, Deputado Distrital e secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal por dois mandatos. É membro das Comissões de Educação; Ciência e Tecnologia; Assuntos Econômicos e Assuntos Sociais. Preside a Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação e a Frente Parlamentar do Congresso Nacional dos Investimentos Estrangeiros para o Brasil. É vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação. Antes de entrar na vida pública, foi líder sindical, época em que criou o cheque-educação que beneficiou mais de 100 mil estudantes do DF e que, anos depois, inspirou o Programa Universidade para Todos (ProUni). Na Câmara, relatou a Emenda Constitucional nº 85, da Inovação, presidiu a Comissão que aprovou o Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação. 

 


MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO

Grau: Oficial / Membro desde: 31/08/2021

Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). É membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Educação. Socióloga e mestre em Ciência Política. Foi secretária estadual de educação de São Paulo, presidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 1995 a 2002, sendo responsável pela reformulação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pela implantação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do “Provão”, organização do Sistema de Estatísticas Educacionais e implantação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) no Brasil. Foi secretária executiva do Ministério da Educação e presidente do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

 


SHU GUANG ZHANG

Grau: Oficial / Membro desde: 23/10/2019

Reitor e professor da universidade chinesa City University of Macau (CityU). Membro do Comitê de Desenvolvimento de Talentos, do Comitê das Indústrias Culturais e do Comitê de Educação Superior do governo da Região Administrativa Especial de Macau. Atuou como professor e vice-reitor de Assuntos Acadêmicos da Macau University of Science and Technology, bem como vice-presidente na Shanghai International Studies University. É Ph.D em História Internacional pela Ohio University e em Segurança Internacional pela Olin University. É pesquisador do Nobel Peace Institute, na Noruega. 

 


GABRIEL MARIO RODRIGUES

Grau: Oficial / Membro desde: 06/08/2019

É presidente do Conselho de Administração da ABMES, tendo antes presidido a entidade por quatro mandatos. É vice-presidente do Conselho de Administração da Kroton Educacional, tendo atuado anteriormente também como presidente. Fundou e dirigiu a Universidade Anhembi Morumbi até 2013. Foi fundador e secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular de 2008 a 2016. É graduado em arquitetura e urbanismo.

 


GINA VIEIRA PONTE

Grau: Oficial / Membro desde: 06/08/2019

Autora e executora do projeto “Mulheres Inspiradoras”. É licenciada em Letras/Português e respectivas literaturas, especialista em desenvolvimento humano, inclusão escolar, educação a distância, letramentos e práticas interdisciplinares. Atua há 28 anos como professora da educação básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal. É defensora da educação para a igualdade étnico-racial e de gênero e concebe a educação como instrumento de fortalecimento da democracia e para a transformação social.

 


ARTHUR ROQUETE DE MACEDO

Grau: Oficial / Membro desde: 04/12/2018

Médico, mestre e doutor em ciências pela Unesp e pós-doutor pela Universidade da Califórnia. Professor Livre Docente, Professor Titular e Professor Emérito e ex-reitor e vice-reitor da Unesp. Foi membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). É Chanceler-São Paulo na Laureate International Universities, membro da Academia Brasileira de Educação e da Comissão e Monitoramento de Escolas Médicas (Camen).

 


ÉDSON FRANCO

Grau: Oficial / Membro desde: 04/12/2018

Professor universitário, advogado e jornalista. 60 anos de formação em Direito. Membro nato do Conselho de Administração da ABMES e presidente da Associação entre 1992 e 2004. É diretor da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa), presidente do Conselho Mantenedor da Associação Amapaense de Ensino e Cultura e Conselheiro do Conselho Curador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp).

 


 MARIA INÊS FINI

Grau: Oficial / Membro desde: 04/12/2018

Doutora em ciências, pedagoga, professora e pesquisadora. Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Comandou a Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Participou da criação e implementação do Enem e do Encceja e desenvolveu e coordenou projetos para a implantação de Sistemas de Avaliação em larga escala.

 


 PAULO BARONE

Grau: Oficial / Membro desde: 04/12/2018

Graduado em Física e em Engenharia Elétrica, mestre e doutor em Física. Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Pesquisador na área de Física, especialista em estrutura eletrônica de moléculas bioativas e de nanodispositivos. É conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), onde presidiu a Câmara de Educação Superior entre 2008 e 2010, e secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC).


GILBERTO GONÇALVES GARCIA

Grau: Oficial / Membro desde: 10/04/2018

Reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB) e presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). Graduado, mestre e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; foi reitor do Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE) e da Universidade São Francisco (USF). Atuou como presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

 


HENRIQUE SARTORI DE ALMEIDA PRADO

Grau: Oficial / Membro desde: 10/04/2018

Doutor em Ciência Política; mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento; especialista em Relações Internacionais e bacharel em Direito. Atuou como secretário-executivo do Conselho Nacional de Educação (CNE), entre 2016 e 2017. Atualmente é secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (Seres/MEC).

 


JOSEPH KLAFTER

Grau: Oficial / Membro desde: 20/03/2018

Bacharel e mestre em Física pela Universidade Bar-Ilan e PhD em Química pela Universidade de Tel Aviv, ambas instituições israelenses, também é pós-doutor em Química pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Presidente da Universidade de Tel Aviv e da Associação de Dirigentes de Universidades de Israel (VERA), é membro dos conselhos editoriais de seis revistas científicas e da American Physical Society.

 

 


Vantagens aos Associados


  • Participar gratuitamente dos seminários da ABMES
  • Obter descontos especiais em cursos de capacitação, congressos e outras atividades
  • Receber gratuitamente exemplares das publicações da ABMES Editora
  • Consultoria nas áreas jurídica e acadêmica
  • Usufruir de estrutura moderna e atendimento qualificado
  • Contribuir com propostas sobre temas relacionados ao setor

Contato


Simone Silva
Coordenadora de Relacionamento

(61) 3961-9832

Márcia Marques
Consultora de Relacionamento

(61) 9 9117-7849

Dalliane Sales
Analista de Relacionamento

(61) 9 9637-1584

relacionamento@abmes.org.br