ABMES Internacional

O Programa ABMES Internacional existe para fortalecer convênios entre nossas instituições e universidades estrangeiras renomadas. Ele busca promover oportunidades valiosas de cooperação, pesquisa e intercâmbio para nossos associados.

Durante as missões internacionais que organizamos, estabelecemos Acordos de Cooperação para promover e desenvolver conexões didáticas, científicas e culturais e possibilitar vínculos e intercâmbios acadêmicos com diversas universidades ao redor do mundo. Estes acordos atuam como ‘guarda-chuvas’, sob o quais todas as instituições associadas da ABMES poderão realizar atividades em cooperação com as universidades estrangeiras. 

O objetivo é criar uma base sólida para parcerias amplas e colaborativas, abrindo portas para o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa, intercâmbio de alunos e professores, e outras formas de cooperação acadêmica.

Oportunidade para as IES particulares

Os acordos gerais celebrados pela ABMES representam uma oportunidade única para que nossos associados estabeleçam convênios específicos com as universidades estrangeiras participantes. Esses convênios podem ser direcionados a áreas de interesse específicas de cada instituição, como programas de intercâmbio, colaborações em pesquisa, projetos acadêmicos conjuntos, entre outros.

Entendemos que a diversidade de oportunidades oferecidas por meio do Programa ABMES Internacional é fundamental para o enriquecimento do ambiente acadêmico de nossas instituições associadas. 

As ações envolvidas no âmbito da colaboração poderão ser, entre outras, as seguintes: 

    a) estimular o intercâmbio de professores, pesquisadores, estudantes e gestores; 

    b) promover o desenvolvimento conjunto de projetos e pesquisas; 

    c) fomentar a organização de cursos, seminários e eventos; 

    d) promover o desenvolvimento de programas de bolsas de estudo; 

    e) facilitar o intercâmbio de bibliografias, materiais didáticos, técnicos e científicos; 

    g) estimular a elaboração de artigos científicos e outras publicações; 

    h) identificar outras formas de colaboração acordadas pelas partes. 

Ao estabelecer parcerias com universidades estrangeiras, buscamos não apenas fortalecer o prestígio de nossas instituições, mas também proporcionar experiências enriquecedoras para alunos e professores, contribuindo assim para o avanço do conhecimento e da excelência acadêmica. 

Por isso, todos os associados da ABMES podem explorar as possibilidades oferecidas pelo Programa ABMES Internacional, estabelecendo conexões valiosas e construindo colaborações significativas que beneficiarão o desenvolvimento acadêmico de suas instituições.

 

Links de interesse

Instituto Politécnico do Porto
Plataforma de Informações do Ensino Superior da China e de Países de Língua Portuguesa
Revista China Hoje
European University Association