A memória e o legado de Gabriel Mário Rodrigues, que presidiu a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) de 2004 a 2016, foram homenageados de forma perene nesta sexta-feira (29). A Prefeitura de São Paulo inaugurou o Ginásio Esportivo “Professor Gabriel Mário Rodrigues”, um espaço voltado ao desenvolvimento de crianças na região de Paraisópolis, na capital paulista.
A homenagem reverencia a trajetória de um profissional que dedicou mais de 50 anos ao aperfeiçoamento do sistema educacional superior privado brasileiro, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do país. Para a ABMES, a iniciativa celebra um líder visionário, um mentor e um amigo, cuja gestão foi marcada pela criatividade, por uma mente inovadora e por uma notável capacidade de interlocução com órgãos oficiais, fortalecendo a atuação política do setor.
Sobre o novo espaço
O ginásio foi inaugurado pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo secretário municipal de Educação, Fernando Padula. O complexo, que recebeu um investimento de mais de R$ 19 milhões, possui 245 m² e oferecerá aulas de música, futsal, voleibol, judô e balé para as crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da região, administrados em parceria com o Instituto Anglicano.
O secretário Fernando Padula ressaltou a importância de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para ampliar o acesso à educação infantil de qualidade, um objetivo alinhado à visão de Gabriel Mário Rodrigues sobre a importância da colaboração para o avanço educacional.
Uma vida dedicada à educação
Nascido em São Paulo, Gabriel Mario Rodrigues formou-se em Arquitetura e Urbanismo, mas encontrou na educação sua grande paixão. Foi fundador da Universidade Anhembi Morumbi, onde criou o primeiro curso superior de Turismo no Brasil, em 1971.
Além de sua marcante presidência na ABMES, esteve à frente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) entre 1993 e 2004, e atuou como presidente do Conselho de Administração em grandes grupos como Anhanguera e Kroton.
Um pensador inquieto e amante das novas tecnologias, o Professor Gabriel, como era carinhosamente chamado, deixou mais de 500 artigos publicados no Blog da ABMES e na Revista Ensino Superior. Sua filosofia de trabalho e união pode ser resumida em suas próprias palavras: "As grandes obras não pertencem aos grandes indivíduos. Ninguém faz nada sozinho. Elas são fruto de pessoas que se unem, cada qual com as suas responsabilidades, trabalhando por um objetivo comum".
*Com informações da Prefeitura de SP
