Detalhe

ABMES oferece curso sobre os aspectos regulatórios da educação superior

08/04/2024 | Por: ABMES | 414

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a Edux 21 Consultoria Educacional, oferecerá um curso com intuito de oferecer às Instituições de Ensino Superior (IES) uma abordagem sobre as ações de regulação, avaliação e supervisão que impactam nas IES com uma perspectiva prática de forma a capacitar os participantes a lidar com os desafios do ambiente regulatório das IES. 

O curso será realizado nos dias 22 e 24 de abril de 2024, no período da manhã, de 9h30 às 12h30 e de 14h às 17h da tarde na modalidade síncrona, pela plataforma Zoom, com abertura feita pelo diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier.  

Como expositores do curso estão a diretora adjunta de Regulação e Qualidade do Grupo Ser Educacional, Francislene Hasmann; a diretora executiva da EDUX21 Consultoria Educacional, assessora da Presidência da ABMES e diretora técnica da Associação Brasileira de Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), Iara de Xavier; o secretário executivo na AbrafiI, Lucas Figueiredo; o consultor educacional no âmbito da Regulação do Ensino Superior, Marcos Beltrão; o  assessor da Presidência da ABMES e Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Max Damas; o diretor de Regulação e Procurador Institucional do Grupo SER Educacional, Paulo Chanan; e o advogado e coordenador de Relações Governamentais do grupo Yduqs, Pedro Henricque Ferreira.

Sobre o curso
Os aspectos regulatórios da educação superior no Brasil são essenciais para a obtenção da qualidade. A supervisão, o controle e a avaliação institucional são ferramentas primordiais para a melhoria contínua das Instituições de Educação Superior (IES). Reconhecendo a complexidade da regulação e supervisão na educação superior, os profissionais e gestores devem aprofundar seus conhecimentos, desenvolver habilidades práticas de forma a enfrentar os desafios da educação no Brasil. 

Além disso, compreender o sistema e-MEC e suas especificações operacionais é de suma importância para que as IES possam realizar uma gestão educacional de excelência, que atenda às exigências normativas e os parâmetros de qualidade. É o que aponta Iara de Xavier, que além de expositora, é uma das organizadoras do curso “A ABMES  e a EDUX21 Consultoria conceberam esse curso com uma temática inovadora e oportuna frente o momento que passa a educação superior privada.” explica ela.

O curso tem como principal público alvo gestores de instituições de ensino; reitores; pró-reitores; coordenadores, docentes; PI; pessoas ligadas ao setor de recursos humanos e demais profissionais da comunidade acadêmica. Um destaque pontuado por Iara, é o perfil dos professores com vasta experiência em gestão acadêmica e com presença significativa no contexto das IES. 

Para mais informações sobre este curso, acesse aqui