Detalhe

Veja o resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior, divulgados hoje pelo INEP

02/04/2024 | Por: ABMES | 979

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (2/4), os resultados de três Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022. A apresentação foi realizada nesta tarde pelo diretor de Avaliação da Educação Superior do órgão, Ulysses Teixeira.

Na apresentação, foram detalhadas informações a respeito do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); do Conceito Preliminar de Curso (CPC); e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Para acessar os resultados apresentados, clique aqui. Já a apresentação do INEP pode ser acessada aqui.

Sobre os Indicadores 
O IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ao fim da graduação, e o desempenho, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos ingressantes na educação superior.
 
Já o CPC combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC (cursos de graduação) e dos conceitos Capes dos cursos de programas referentes às pós-graduações stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.

Com informações da Assessoria de Comunicação do INEP.