Detalhe

Mês de fevereiro na ABMES é marcado por eventos e reuniões importantes para a educação superior

06/03/2024 | Por: ABMES | 505

De volta à rotina! Após o mês de janeiro, considerado período de férias na área educacional, fevereiro na ABMES foi marcado por diversos eventos importantes para a educação superior. A lista de atividades da entidade iniciou no dia 7 de fevereiro, quando o diretor-presidente da entidade, Celso Niskier, acompanhado pelo membro do Colegiado da Presidência da ABMES, Saumíneo Nascimento, e pelo diretor jurídico da entidade, Bruno Coimbra, participou de uma reunião no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com intuito de promover uma educação empreendedora voltada para jovens que integram o Cadastro Único do governo federal. 

No órgão, Celso Niskier, conversou sobre o assunto com o responsável pela pasta, ministro Wellington Dias, e com o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton. O ministro informou que a parceria deverá incluir outras pastas do governo, como Ministério da Educação e Ministério do Trabalho. Na reunião com Wellington Dias, Niskier aproveitou para mostrar todo o trabalho da ABMES em defesa de uma educação superior de qualidade e acessível.

Passada a primeira quinzena do mês, no dia 19, o diretor-presidente, acompanhado da professora Iara de Xavier, assessora da Presidência da ABMES e diretora executiva da Edux21, além do diretor jurídico, Bruno Coimbra, esteve presente em reunião da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação (CNE), para a criação da Comissão que vai discutir o modelo de Universidade Especializada. Celso Niskier defendeu que o modelo já é utilizado com sucesso no exterior, e até mesmo no Brasil, mas que pode ser ampliado para quem mais queira se tornar uma universidade especializada. 

Já no dia 20, a ABMES e a Symplicity realizaram um seminário para apresentar dados sobre o acompanhamento e resultados profissionais dos egressos do ensino superior. O tema apresentado pelo diretor-presidente da Associação, foi uma abordagem que propôs enriquecer as discussões sobre o ensino superior e suas conexões com o mercado de trabalho. O evento também serviu para passar informações da terceira edição da Pesquisa IASE (Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade), que está em processo de coleta de dados. 

Ainda no dia 20 de fevereiro, foi realizada, na sede da ABMES, uma reunião de desdobramento do encontro no dia 7 de fevereiro no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para tratar de pautas importantes para a educação brasileira, principalmente referente à educação empreendedora de jovens. 

Reunião na Seres/MEC
Na última semana do mês, no dia 26, o diretor-presidente, Celso Niskier, acompanhado pela assessora da Presidência da ABMES, Iara de Xavier, e dos diretores executivo e jurídico da entidade, Andrei Candiota e Bruno Coimbra, reuniram-se  com a nova Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Abramo, para apresentar propostas e pautas defendidas pela Associação em busca de uma educação superior de qualidade e mais acessível. 

Encerrando a agenda do segundo mês de 2024, no dia 27, a ABMES acompanhou a posse da nova presidente da CAPES, Denise Pires. O diretor-executivo da Associação, Andrei Candiota, e o diretor jurídico, Bruno Coimbra, juntamente com a assessora da presidência da Associação e integrante da Comissão responsável pelo Plano Nacional de Pós-Graduação 2024 a 2028 da Capes, Iara Xavier, representaram o diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier.