Detalhe

ABMES lamenta o falecimento de Heitor Gurgulino de Souza, físico e acadêmico brasileiro

20/11/2023 | Por: ABMES | 791

Nascido em Minas Gerais/MG, faleceu no último dia 18 em Brasília/DF, aos 95 anos, o físico, professor e renomado acadêmico brasileiro, Heitor Gurgulino de Souza, que era conhecido mundialmente pelos trabalhos executados na área da educação e tecnologia.

Ele foi um dos fundadores e um dos reitores da Universidade das Nações Unidas (localizada em Tóquio). Nas Nações Unidas, ele também ocupou o cargo de subsecretário geral e participou ativamente de diversas conferências da Organização. 

Heitor Gurgulino de Souza também foi reitor da Universidade Federal de São Carlos, professor de Física e Matemática da Faculdade de Ciências da Unesp Rio Claro e assistente de pesquisa da Universidade de Kansas (Estados Unidos). Em sua extensa biografia, constam várias funções de gestão em Ciência e Tecnologia e em Educação em importantes órgãos internacionais como Organização dos Estados Americanos (OEA), Unesco e Clube de Roma, entre outras.

No Brasil, ele teve participação em gestões do Ministério da Educação, CNPq e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

A ABMES lamenta o falecimento e presta condolências a familiares e amigos.