Detalhe

LUTO | ABMES se despede de Édson Franco

11/07/2023 | Por: ABMES | 1391

É com imenso pesar que a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) comunica o falecimento de seu ex-presidente Édson Franco, ocorrido nesta quinta-feira (13/07/2023). O velório começará às 9h, na capela do Colégio Nazaré, no cemitério Santa Izabel, em Belém/PA.

Trajetória na ABMES
À frente da ABMES de 1992 a 2004, Édson Franco acompanhou de perto o movimento de reestruturação da universidade brasileira e tornou-se o precursor das ideias e dos princípios básicos que serviriam como referência ao processo de avaliação do ensino superior. Grandes discussões foram ampliadas e estruturadas com o objetivo de defender os ideais traçados pelas instituições de ensino para o desenvolvimento de parâmetros de qualidade, bem como tornar possível o encaminhamento de propostas de políticas ao Governo Federal e Ministério da Educação. Para esse fim, foram desenvolvidas iniciativas, tais como estudos, seminários e publicações, que sempre tiveram um papel decisivo para a compreensão dos problemas e para o encaminhamento das proposições aos órgãos governamentais. Édson Franco foi um dos principais agentes durante a elaboração das diretrizes do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Atuando ativamente junto a reitores e mantenedores de todo Brasil, contribuiu para que a ABMES quintuplicasse o número de associados e engrandeceu ainda mais o debate nacional sobre as políticas de governo.

Na gestão de Édson Franco, a ABMES viveu um forte período de expansão, após a consolidação de diretrizes elaboradas na gestão de Candido Mendes. Em 12 anos, o número de associados foi multiplicado em dez vezes. Época de criação da ABMES Editora, a década pela qual a ABMES foi presidida por Édson Franco é lembrada pela influência intelectual das publicações e temas lançados à sociedade acadêmica, estudos e seminários que tiveram um papel decisivo para o setor – não só para a compreensão dos problemas educacionais como também para estabelecer os fundamentos das propostas encaminhadas pela ABMES aos órgãos governamentais.

Édson teve o mérito de transformar a ABMES em reconhecido e privilegiado espaço de debates sistemáticos sobre o ensino superior no país.

"O Brasil se despede hoje de um grande brasileiro, que dedicou sua vida à Educação (com E maiúsculo), e que nos deixa um legado inesquecível, como fundador da Unama e como Presidente durante doze anos da ABMES. Seu exemplo continuará nos inspirando a buscar transformar o Brasil em um país melhor, mais justo e mais educado. Descanse em paz, querido mestre e guru Édson Franco, e que sua família receba o nosso carinho e conforto". - Celso Niskier, diretor presidente da ABMES.

Interessados em enviar cumprimentos para a família poderão fazê-lo pelo e-mail: eduardo.silva.franco@gmail.com.

Currículo
Professor universitário aposentado, advogado e jornalista. Édson Franco era Diretor da Faculdade de Estudos Avançados do Pará – FEAPA e do Centro de Ensino Empreendedor do Pará - CEEP. Presidente do Conselho Mantenedor da Associação Amapaense de Ensino e Cultura, entidade mantenedora do Centro de Ensino Superior do Pará. Membro nato do Conselho de Administração da ABMES e do Conselho Diretor da Associação Comercial do Pará. Atuou como reitor em instituições no Pará e no Rio de Janeiro. Foi secretário de Educação do Estado do Pará, membro do Conselho Estadual de Educação do Pará, ex-diretor do Departamento Nacional de Educação do Ministério da Educação (MEC), ex-secretário Geral do MEC, ex-conselheiro do Conselho Federal de Educação. Presidiu o Conselho Curador da Funadesp, a Rede Brasileira de Educação a Distância, a Academia Paraense de Letras e o Instituto Alerta Pará. Grande pensador sobre o ensino brasileiro, é autor de inúmeros artigos na área da educação superior e dos livros – “Utopia e Realidade: a Construção do Projeto Institucional no Ensino Superior” (1998) e “Em busca da identidade no Ensino Superior Particular: uma experiência particular” (2004).

“A pandemia da Covid-19 tornou-nos mais criativos e mais conscientes. Pelo trabalho educacional realizado, adquirimos – eu creio - a necessária autorização espontânea para o ensino a distância. O trabalho excluiu o processo. O processo merece acompanhamento e acerto de qualidade de tal sorte que se veja qualidade no que é realizado.” - Édson Franco

“Testemunhos e marketing artísticos não são mais suficientes para projetar Instituições de Ensino. É necessário que os jovens e adultos que as frequentem, provem da arte do saber fazer. Criar projetos, aplicações práticas e estimular a autonomia serão o caminho para o futuro da formação educacional e da resistência das IES no Brasil.” - Édson Franco