Detalhe

Projeto que oferece formação on-line e gratuita sobre competências empreendedoras vence a 25ª edição do Prêmio Top Educacional

05/07/2023 | Por: ABMES | 1012

Promover uma experiência educativa on-line, interativa e inovadora para auxiliar no encontro do propósito empreendedor e desenvolver autoconhecimento, que conduz a reflexões sobre a vida, motivações e competências. Este é o objetivo do projeto vencedor da 25ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério.

Intitulada como “Trilha da Descoberta do Propósito”, a iniciativa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS), tem o formato de um jogo do tipo visual novel, focado em um enredo que motiva reflexões e atitudes dos participantes. A cerimônia de premiação ocorrerá em 8 de agosto, durante evento comemorativo do aniversário de 41 anos da ABMES.

A Comissão do Prêmio conferiu ainda menções honrosas às propostas: “Cotemig Startups In School” (Cotemig Startups); “Workshop para Empreendedores” (Universidade de Uberaba); “Maria da Penha Virtual” (Faculdade Nacional de Direito); e “BioFatecou: Introduzindo Estudantes de Graduação à Pesquisa Acadêmica e Uso Consciente de Inteligência Artificial” (Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC).

As propostas passaram pelo crivo da Comissão Julgadora presidida pela diretora executiva da AF2 Comunicação, a jornalista Ana Flávia Flôres; e composta por Gustavo Hoffmann, Diretor da Plataforma A; Jeferson Pandolfo, Head de Negócios do Centro Universitário UniCarioca; Júlio César Ferreira, Diretor de Comunicação e Redes Sociais da Escola Superior Aberta do Brasil; e Valdemar Ottani, Diretor da Âncora Planejamento Estratégico e consultor educacional da ABMES.

Trilha da Descoberta do Propósito
O projeto é desenvolvido por meio do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo de Inovação da PUCRS (Idear) em parceria com a Coordenadoria de Graduação Online (PROGRAD-EAD). A trilha acontece de forma on-line, com acesso pela plataforma Moodle.

Dividida em cinco fases, a experiência possui desafios que estimulam o desenvolvimento de competências empreendedoras e a descoberta do que faz seu coração bater mais forte. Durante a jornada, o usuário pode percorrer cada capítulo quando e onde quiser, com até dois meses para concluir o caminho. Além do conteúdo assíncrono, a formação conta com fóruns para bate-papos sobre a experiência, integração entre os participantes e esclarecimentos de dúvidas.

Prêmio Top Educacional
Professor Mário Palmério Criado em 1992 e realizado a cada dois anos, o Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério busca identificar e divulgar propostas criativas e inovadoras e que abordem temas atuais e urgentes como empreendedorismo, Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), internacionalização, entre outros, com resultados comprovados. Para participar é preciso ter vínculo institucional com alguma IES, pública ou particular, associada ou não à ABMES.

Além do prêmio em dinheiro, a Associação destina uma edição anual do ABMES Cadernos à publicação dos artigos assinados pelos coordenadores das propostas vencedoras. Por meio dessas publicações, as ações ganham visibilidade nas demais IES do Brasil e do exterior.