Detalhe

ABMES contribui para a política educacional de cursos de graduação a distância

13/06/2023 | Por: ABMES | 1648
A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) participou ativamente dos quatro Grupos de Trabalho (GT) instituídos pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do Ministério da Educação (MEC). Os GTs foram formados no período de 28 de março a 18 de maio de 2023, em resposta às portarias nº 398, de 8 de março de 2023, e nº 36, de 27 de março de 2023, com o objetivo de subsidiar a elaboração de políticas educacionais relacionadas aos cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, na modalidade de Educação a Distância (EaD).
 
No dia 30 de maio, a ABMES protocolou no MEC um documento com subsídios e contribuições relacionados aos temas abordados nos GTs. O documento apresentou dez proposições à SERES, destacando-se algumas delas:
 
  1. A ABMES reafirma a sua posição em relação a condução e responsabilidade das atividades de regulação, de avaliação e de monitoramento/supervisão serem exercidas exclusivamente pelo MEC (SERES, SESu e INEP) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). 
  2. Modernização do marco regulatório, principalmente, em relação aos processos de credenciamento e recredenciamento, visando contemplar uma única avaliação in loco por Comissão designada pelo INEP, possibilitando que o relatório da avaliação sirva de base para fins de credenciamento e recredenciamento presencial e a distância das IES.
  3. Recuperação das avaliações in loco dos polos, especialmente, nos processos de recredenciamento institucional, tendo como base o PDI. 
 
A ABMES ressaltou que não é contrária à educação a distância nos cursos de graduação, porém, manifestou preocupação com a necessidade do MEC e do CNE continuarem a normatizar essa modalidade, por meio de pareceres, resoluções, portarias e decretos, especialmente no que se refere às condições de oferta pelas IES e aos aspectos acadêmicos previstos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC).
 
A associação elogiou a condução competente, democrática e transparente dos GTs, que permitiram alcançar os objetivos e cumprir as pautas e o cronograma estabelecidos. O documento completo está disponível para consulta no site oficial da ABMES.

Conteúdo Relacionado

Notícias

ABMES participa de seminário sobre Financiamento Estudantil promovido pelo MEC

Bruno Coimbra compôs a mesa “Experiências com a seleção de vagas no Fies I” e, em sua fala, fez um breve resumo do que tem sido discutido sobre o Fies nos últimos anos

Fórum Nacional de Educação coloca ensino médio e formação de professores em pauta

O Diretor Jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, representou a entidade na reunião do FNE, que contou com a participação do Ministro da Educação, Camilo Santana

ABMES participa de debate sobre pós-graduação no CNE

Na ocasião, a ABMES foi representada por seu Diretor Jurídico, Bruno Coimbra

Por dentro do que acontece no Fórum Nacional de Educação (FNE)

No último encontro do grupo, realizado no dia 26 de junho de 2023, entre outros temas, foi debatida a importância da participação social, do orçamento participativo e do Plano Plurianual (PPA)

Por dentro do que acontece no GT "Formação de professores da educação básica"

Grupo está construindo coletivamente um relatório que trará pontos apontados durante os encontros como melhorias essenciais nas políticas de formação de professores para a Educação Básica

Entidades do Setor unidas em defesa da alíquota neutra para a Educação

Ontem, na luta por uma política tributária justa, a ABMES e o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, uniram forças ao relator da Reforma Tributária, Deputado Aguinaldo Ribeiro, aos Deputados Moses Rodrigues, Átila Lira e Eduardo Bismarck, e a outros representantes do setor, para garantir um ambiente favorável ao desenvolvimento educacional