Detalhe

Novo ministro da Educação toma posse em Brasília

09/04/2019 | Por: ABMES | 3307

A ABMES esteve presente nas duas cerimônias realizadas hoje (09), em Brasília/DF, e que marcaram a posse do novo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Primeiro, no Palácio do Planalto, o recém-titular da pasta foi empossado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Na ocasião, o ministro disse que espera “acalmar os ânimos” e trabalhar para entregar o que foi prometido por Bolsonaro durante sua campanha eleitoral.

Mais tarde, em cerimônia de transmissão de cargo realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), o novo ministro destacou os objetivos de pacificar a pasta e de retribuir o contribuinte, responsável pela manutenção da estrutura do MEC, com a prestação de bons serviços.

Ao fim da segunda solenidade o diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas, teve a oportunidade de apresentar a Associação ao novo ministro, bem como falar sobre a relevância do setor particular de educação superior para o país. Caldas também ressaltou a disponibilidade do setor para contribuir com o desenvolvimento das políticas necessárias para a área.

Expectativa do setor
“Independente do nome indicado para assumir a pasta, tem o apoio do setor, que sempre contribuiu para a formulação de políticas públicas importantes para o desenvolvimento da educação brasileira. O que realmente importa é daqui para a frente”, avaliou Caldas.

Para o diretor executivo da ABMES, a expectativa é de que o novo ministro tenha um olhar diferenciado para as políticas de inclusão que precisam ser implantadas e/ou aperfeiçoadas, de modo a permitir a democratização do acesso e a inclusão dos menos favorecidos economicamente na educação superior.

Sobre o novo ministro
Abraham Weintraub é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mestre em administração na área de finanças pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP). Executivo do mercado financeiro, atuou como economista-chefe e diretor do Banco Votorantim e como sócio na Quest Investimentos. Weintraub integrou a equipe de transição do governo do presidente Jair Bolsonaro e ocupou o cargo de secretário executivo da Casa Civil, sob o comando de Onyx Lorenzoni.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Celso Niskier toma posse na Academia Brasileira de Educação

Diretor presidente da ABMES é agora membro efetivo na cadeira de número 20 da ABE

Future-se: Consulta pública ultrapassa 55 mil cadastrados

A consulta pública serve para abrir espaço a especialistas e população em geral opinarem sobre o projeto

Consulta pública do Future-se é prorrogada até 29 de agosto

Para participar da consulta, é preciso criar um cadastro com e-mail e CPF na plataforma da consulta pública, que pode ser acessada pelo portal do MEC

Vales do Silício Tropicais

No artigo abaixo, Arnaldo Lima, secretário de educação superior do MEC, detalha os objetivos do programa Future-se. Um deles é ajudar as universidades a formar empreendedores

Future-se: internacionalize-se

Artigo escrito pela consultora de parceria internacional da ABMES aborda as propostas de internacionalização do projeto apresentado pelo Ministério da Educação