Detalhe

Inovação e os novos paradigmas da educação

04/12/2018 | Por: ABMES | 9826
Foto: Edgar Marra Silveira/ABMES

“A Kodak tinha 90% do mercado de fotografia e desapareceu. Com a educação não acontecerá o mesmo porque a educação não morre, mas temos que mudar a forma como fazemos algumas ações dentro da educação”. A partir desta compreensão, o consultor em educação e inovação israelense, Yaron Edel, conduziu sua palestra sobre disrupção e oportunidades na educação superior durante o seminário de encerramento de ano realizado hoje (04) na sede da ABMES, em Brasília/DF.

Edel chamou a atenção para o fato de que atualmente os estudantes não estão interessados em aprender, mas em ter uma graduação. Por outro lado, professores querem ensinar, mas não dispõem dos recursos necessários para romper a resistência dos estudantes. Esse cenário, de acordo com o especialista, consiste em um dos problemas da educação superior.

Como consequência, os estudantes estão cada vez mais desinteressados pela sala de aula e em busca de outros espaços nos quais possam dialogar melhor com o que compreendem ser o mundo real, incluindo o universo do trabalho. E a solução passa, necessariamente, por uma nova compreensão da pedagogia que envolve três pontos centrais: personalização, mudança do papel do educador e tomada de decisão baseada em dados.

Nesse sentido, Edel chamou a atenção para a necessidade de mudança no processo educacional. “Precisamos sair da educação e passar para o aprendizado. A educação é uma ideia permanente e que funciona em todo o sistema. Já o aprendizado é um processo de cada pessoa. Precisamos mudar do paradigma da educação para o do aprendizado”.

Experiências inovadoras
Em um país grande como o Brasil e com a quantidade de estudantes que temos aqui, a educação a distância apresenta-se como uma solução bastante interessante, de acordo com Edel. Isso porque ele acredita que as oportunidades na área da educação estão focadas basicamente em três características: ensino a distância, auto-curadoria do conhecimento e experiência sobre o conhecimento.

Considerando que nesse contexto a aproximação entre tecnologia e educação é essencial, o palestrante apresentou sete iniciativas que já são desenvolvidas no planeta e que podem inspirar as instituições de educação superior brasileiras:

SpeakingPal – plataforma online que tem como objetivo promover o ensino do idioma inglês de forma acessível e divertida. Além disso, o currículo pode ser adaptado para o estudante.

Annoto – a empresa fornece ferramentas de engajamento e colaboração para websites com conteúdo em vídeo, a exemplo das plataformas de educação a distância, com um grande diferencial: ela permite a interação entre os estudantes, fazendo com que a EAD deixe de ser um processo solitário.

ForClass – considerando que a geração atual possui mais distrações do que qualquer outra, a empresa criou um novo paradigma para o ensino: engajar seus alunos e aumentar a responsabilidade por meio de acesso orientado a conteúdos como estudos de caso, artigos e conjuntos de problemas, fornecendo ao professor uma análise de desempenho em tempo real.

Sense – plataforma de educação a distância que permite aos educadores revisarem e analisarem virtualmente o trabalho de cada aluno, independentemente de quantos alunos houver.

Eureka World – por meio da gamificação, a empresa apresenta uma abordagem educacional pioneira que leva ao reforço da alfabetização digital, a capacidade de trabalho em equipe e fornece aos alunos as habilidades necessárias do século XXI.

Fresh Fund – fundo de risco criado e liderado por estudantes que investe em startups. Em geral as aceleradoras de negócio são criadas pelas universidades, mas o Fresh Fund é um dos exemplos israelenses de incubadoras criadas por estudantes.

Jolt – localizada em Londres e Tel Aviv, a startup constrói uma rede de espaços de aprendizagem inovadores nos quais os profissionais aprendem com instrutores de todo o planeta. Os participantes se aperfeiçoam por meio de sessões curtas e eficazes de aprendizado, como parte de sua rotina semanal, e integram uma tribo global de aprendizes vitalícios.

Mais do que uma ideia
Antes de encerrar sua fala, Yaron reforçou um entendimento compartilhado com o grupo que participou da 2ª Delegação ABMES Internacional Israel Experience: “não basta ter uma ideia, a maneira como você vai implementá-la é o que realmente faz diferença”. Além disso, segundo ele, nem todo mundo está pronto para a inovação. “É preciso identificar quem está e uma das missões de uma instituição inovadora é exatamente mapear quem está pronto para trabalhar nessa área”.

Retrospectiva 2018
Como tradicionalmente acontece no último seminário do ano, a ABMES aproveitou a oportunidade para fazer um balanço do ano que está chegando ao fim e apontar horizontes para o novo ciclo do calendário que se avizinha.

Coube ao diretor presidente da Associação, Janguiê Diniz, fazer esse balanço. “Definitivamente 2018 não foi um ano tranquilo. Não foi tranquilo nos aspectos econômico e político, como também não o foi no âmbito das nossas instituições de educação superior, tivemos que trabalhar duro para honrar os mais diversos compromissos cotidianos das nossas IES que não deixaram de sofrer com a crise que atravessa o nosso país”.

O diretor presidente lembrou que 2018 foi o primeiro ano de operação do que foi chamado de “Novo Fies” e as dificuldades enfrentadas com as alterações no programa. “Tendo em vista que as mudanças também afetaram a operacionalização do financiamento estudantil, a ABMES se articulou ao longo do ano para colocar as instituições em contato direto com os operadores da política. Nesse sentido, a Associação realizou dois webinars e um seminário totalmente voltados para o esclarecimento de dúvidas das instituições de educação superior”, ressaltou.

Diniz também elencou as principais realizações do ano, como as três edições do ABMES Regional, a 2ª Delegação ABMES Internacional – Israel Experience, publicações, seminários e premiações concedidas, além de ressaltar a ampliação vigorosa do quadro de associados da ABMES e, consequentemente, da representatividade da Associação. “Hoje falamos por 2.500 instituições e polos educacionais de todo o país, condição que fortalece não apenas a ABMES, mas o setor particular de educação superior como um todo.”


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Apresentação Erasmus+ 2019 (Maria Cristina)

Data:04/12/2018

Descrição:

Áudio com a apresentação da representante da delegação da União Europeia no Brasil, Maria Cristina von Holstein-Rathlou , no Seminário especial de fim de ano | Cerimônia de premiações e palestra internacional, realizado em 04 de dezembro de 2018 na sede da Associação

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Janguiê Diniz)

Data:04/12/2018

Descrição:

Áudio com fala do Grão-mestre da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior e diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, durante solenidade realizada no Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Maria Inês Fini)

Data:04/12/2018

Descrição:

Agradecimento da presidente do Inep, Maria Inês Fini, ao receber do grão-mestre Janguiê Diniz a insígnia e o diploma da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior no grau de Oficial. Solenidade foi realizada no Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

 

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Paulo Barone)

Data:04/12/2018

Descrição:

Agradecimento do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone, ao receber do grão-mestre Janguiê Diniz a insígnia e o diploma da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior no grau de Oficial. Solenidade foi realizada no Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Arthur Roquete)

Data:04/12/2018

Descrição:

Agradecimento do chanceler da Laureate International Universities, Arthur Roquete, ao receber do grão-mestre Janguiê Diniz a insígnia e o diploma da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior no grau de Oficial. Solenidade foi realizada no Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Outorga do Mérito ABMES da Educação Superior (Edson Franco)

Data:04/12/2018

Descrição:

Agradecimento do membro nato do Conselho de Administração e ex-presidente da ABMES, e diretor geral da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (Feapa), Edson Franco,  ao receber do grão-mestre Janguiê Diniz a insígnia e o diploma da Ordem do Mérito ABMES da Educação Superior no grau de Oficial. Solenidade foi realizada no Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Premiação Milton Santos

Data:04/12/2018

Descrição:

Entrega dos troféus para os vencedores da 8ª edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior. Solenidade foi realizada no Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Premiação Milton Santos (Edgard Larry)

Data:04/12/2018

Descrição:

Agradecimento do diretor geral da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), Edgard Larry, vencedor na categoria Administração de Instituições de Educação Superior na 8ª edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior. Solenidade foi realizada no Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Premiação Milton Santos (Carlos Degas )

Data:04/12/2018

Descrição:

Agradecimento do presidente da Adtalem Educacional do Brasil, Carlos Alberto Guerra Filgueiras, vencedor na categoria Gestão Empresarial na 8ª edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior. Solenidade foi realizada no Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Premiação Top Educacional

Data:04/12/2018

Descrição:

Entrega de prêmio para os vencedores da 23ª edição do Top Educacional Professor Mário Palmério. Solenidade foi realizada no Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Premiação Silvio Tendler

Data:04/12/2018

Descrição:

Entrega de prêmio para os vencedores da 11ª edição do Concurso de Vídeos Silvio Tendler sobre Responsabilidade Social das IES. Solenidade foi realizada no Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Retrospectiva 2018 (Janguiê Diniz)

Data:04/12/2018

Descrição:

Discurso com retrospectiva 2018 proferido pelo diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, durante o Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Apresentação dos resultados (Sólon Caldas)

Data:04/12/2018

Descrição:

Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, apresenta resultados da pesquisa de satisfação, realizada com os associados sobre as ações de 2018, durante Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | "Disruptura e oportunidade: Universidades e Inovação em Israel" (Yaron Edel)

Data:04/12/2018

Descrição:

Consultor em educação e inovação israelense, Yaron Edel, palestra sobre disrupção e oportunidades na educação superior durante Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

 

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | Considerações sobre a Conferência (Celso Niskier)

Data:04/12/2018

Descrição:

Participação de Celso Niskier, vice-presidente da ABMES, durante o Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | "Disruptura e oportunidade: Universidades e Inovação em Israel" (Daniel Castanho)

Data:04/12/2018

Descrição:

Participação de Daniel Castanho, vice-presidente da ABMES, durante o Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | "Disruptura e oportunidade: Universidades e Inovação em Israel" (Débora Guerra)

Data:04/12/2018

Descrição:

Participação de Débora Guerra, vice-presidente da ABMES, durante o Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Áudio: Seminário Especial de Fim de Ano | "Disruptura e oportunidade: Universidades e Inovação em Israel" (Debate)

Data:04/12/2018

Descrição:

Debate ocorrido durante o Seminário especial de fim de ano da Associação, realizado em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Download

Vídeos

Seminário especial de fim de ano | Inovação e os novos paradigmas da educação

No dia 04 de dezembro de 2018, o consultor em educação e inovação israelense, Yaron Edel, participou do Seminário especial de fim de ano da ABMES e falou sobre disrupção e oportunidades na educação superior. Entre outros pontos, ele chamou a atenção para a necessidade de mudança no processo educacional

Seminário especial de fim de ano | ABMES premia personalidades e instituições que se destacaram em 2018

Com a casa cheia e em clima de festa a ABMES realizou em 04 de dezembro de 2018 seu tradicional evento de encerramento de ano. Na ocasião, a Associação laureou quatro personalidades do universo educacional com a Ordem ABMES do Mérito da Educação Superior e premiou os vencedores do Prêmio Milton Santos de Educação Superior (8ª edição), do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério (23ª edição) e do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES (11ª edição)

Seminário Especial de Fim de Ano | Retrospectiva 2018

Discurso proferido pelo diretor presidente da ABMES, Janguiê Diniz, e apresentação da pesquisa de satisfação 2018 durante o Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Seminário Especial de Fim de Ano | Premiação Silvio Tendler

Cerimônia de premiação da 11ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES realizada durante Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Seminário Especial de Fim de Ano | Premiação Top Educacional

Cerimônia de premiação da 23ª edição do Top Educacional Professor Mário Palmério realizada durante Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Seminário Especial de Fim de Ano | Outorga do Mérito ABMES e Prêmio Milton Santos

Sessão solene de outorga do Mérito ABMES da Educação Superior e cerimônia de premiação da 8ª edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior ocorridas durante Seminário especial de fim de ano da Associação, em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Seminário Especial de Fim de Ano | Disruptura e oportunidade (Yaron Edel)

Palestra do consultor em educação e inovação israelense, Yaron Edel, sobre disrupção e oportunidades na educação superior durante Seminário especial de fim de ano da Associação, ocorrido em 04 de dezembro de 2018, em Brasília/DF

Notícias

Um novo olhar para o século XXI

Em palestra na ABMES, consultor israelense defende a mudança de paradigma da educação para o de aprendizagem

UniCarioca realiza palestra internacional sobre inovação na educação

Especialista israelense abordará temas como disrupção e oportunidades no ensino superior

Diretor geral da Fainor recebe prêmio em Brasília

Fainor: Em evento promovido pela ABMES, o professor Edgar Larry ganha Prêmio Milton Santos de Gestão em Instituição de Ensino Superior

ABMES premia personalidades e instituições que se destacaram no contexto educacional em 2018

Cerimônia aconteceu na sede da Associação, em Brasília, durante seminário de encerramento do ano

Seminário ABMES: especialista israelense fala sobre disruptura e oportunidades na educação

Consultor na área de educação e inovação vem ao Brasil especialmente para falar aos membros da Associação em evento de encerramento do ano