Detalhe

CBESP reunirá mais de 600 reitores e diretores de faculdades particulares de todo o Brasil

25/05/2017 | Por: ABMES | 4087

Com o tema Educação Superior no Século XXI: Inovação e Sustentabilidade, a 10ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) reúne um público recorde este ano, com mais de 600 educadores de todo o Brasil, que desembarca em Gramado/RS nesta quinta-feira (25) para a abertura do evento. Realizado pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior (Fórum), o CBESP seguirá até o sábado, dia 27, e irá tratar das atualidades do setor, como o formato do novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que o Ministério da Educação (MEC) promete anunciar até o fim deste mês; as regras para o Programa Universidade para Todos (ProUni); a reforma em andamento do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade); além de uma ampla abordagem do futuro da Educação Superior no Brasil.

Durante os três dias de debates do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, passarão pela cidade de Gramado, as principais lideranças do setor, como reitores, mantenedores, gestores, autoridades governamentais e políticas com responsabilidades na área de educação, além de renomados educadores e formuladores de políticas públicas.

Segundo o diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e presidente do Fórum, Janguiê Diniz, o evento é uma oportunidade para discutir a constante busca por novas tecnologias, as atualizações de mercado e o futuro das instituições, sempre com foco voltado para o aluno e com ações que visem o desenvolvimento da educação brasileira. "Trataremos também dos modelos e mecanismos que tornam a educação superior particular no Brasil mais viável e sustentável, destacando os desafios, principalmente, das pequenas e médias instituições (que compõem a maior parte deste setor), além de políticas de acesso ao ensino superior, como os programas de financiamento estudantil", destaca.

A conferência de abertura terá como abordagem A Educação Superior e as demandas do século XXI: uma perspectiva mundial, com a participação do presidente Janguiê Diniz, de Ana Elena Schalk (membro do Conselho Consultivo da Education Partners), e de Celso Niskier (representante do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro -Semerj).

Entre o segundo e o terceiro dias do Congresso serão realizados quatro painéis que apresentarão os temas: A Educação Superior em transformação: inovar para não perecer; Instituições sustentáveis: construindo alternativas para o futuro; Redesenhando modelos para a Educação Superior: ensino-aprendizagem para a era digital; e Pesquisas e tendências na Educação Superior. 

Ao final do CBESP, o Fórum irá apurar em um documento todos os debates, conversas, ideias e sugestões dos participantes e conferencistas, compondo a Carta de Gramado: Um mapa para os Próximos 10 anos. Além disso, para celebrar uma década de criação do CBESP, a abertura do evento contará com um jantar seguido de show da cantora Ana Carolina. No repertório, os grandes sucessos emplacados em 20 anos de carreira da intérprete.

Sobre o CBESP – O Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular acontece, a cada ano, em uma cidade diferente. É uma iniciativa do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, organização sem fins lucrativos formada pelas seguintes entidades: Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Associação Nacional das Universidade Particulares (Anup), Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp), Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Semerj). Além de contar com a crescente participação de líderes e gestores do setor, o CBESP também é transmitido ao vivo pela ABMES TV na internet, alcançando 2 mil internautas de todas as regiões do Brasil, além de cidades dos Estados Unidos e do Canadá e de vários países da Europa e da América Latina.

Serviço: 10º Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular

Data: 25 a 27 de maio de 2017

Local: Hotel Master Premium Gramado – Gramado/RS

Informações: www.cbesp.com.br


Conteúdo Relacionado

Notícias

Novos horizontes para o ensino superior

CBESP 10 provoca mantenedores e gestores a construir no agora a educação do futuro

Governo afrouxa regras para ensino a distância; entenda mudanças

Zero Hora: Instituições de Ensino Superior terão autonomia para abrir novos polos

10º CBESP: Carta de Gramado - Uma agenda para o futuro

Carta com as propostas trazidas pelo 10º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, promovido pelo Fórum e realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2017, em Gramado/RS

Fórum destaca importância de manter a agenda da retomada econômica e as reformas estruturais do Governo

Setor de Educação Superior Particular destaca que a crise política e institucional do País não pode paralisar o andamento da economia e seu crescimento

MEC prestará atendimento presencial para instituições de educação superior

Os servidores da secretaria estarão in loco no evento para prestar atendimento referente a assuntos de interesses das instituições

Secretaria de Regulação do MEC implantará "escritório volante" durante o CBESP

Objetivo é atender diretamente às demandas das IES. Ação inédita foi articulada durante encontro promovido pela ABMES