A 7ª Delegação Internacional da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) iniciou, nesta segunda-feira (20), sua agenda técnica no Vale do Silício (EUA) com duas visitas institucionais marcantes à University of San Francisco (USF) e à University of the Pacific (UOP). Os encontros deram início à imersão acadêmica e tecnológica que, ao longo de dez dias, reunirá gestores, mantenedores e reitores de instituições de ensino superior brasileiras em um circuito pelas principais universidades e empresas de inovação da Califórnia.
Na University of San Francisco, 46 integrantes da delegação conheceram de perto laboratórios e centros de inovação, como o Innovation Hive, voltado à manufatura e prototipagem, e o Technology Innovation Lab, que aplica pedagogias ativas e tecnologias imersivas na aprendizagem. As palestras de Angelika Quinonez, diretora do University Ministry, e Marcella de Proto, do Office of the Provost, apresentaram a visão jesuíta da instituição, que une formação acadêmica e valores humanistas. Com estudantes de mais de 100 nacionalidades, a USF é reconhecida pela diversidade e mobilidade social, além de parcerias internacionais, entre elas, com a PUC-Rio.
Em seguida, a comitiva participou de visita à University of the Pacific, onde foram recebidos pela reitora Gretchen Edwalds-Gilbert e pelo professor Wiltold Wolny. A instituição apresentou seu modelo de educação global, que incentiva todos os alunos a viverem experiências acadêmicas internacionais, são mais de 800 programas de intercâmbio em diversos países. Também destacou parcerias estratégicas com universidades da Ásia, Europa, África e América Latina, incluindo a FAAP, no Brasil.
A UOP mantém forte tradição na área de odontologia e medicina, com modernos laboratórios de cirurgia facial, pesquisa biomédica e programas internacionais de estágio e doutorado. A professora Elisa Chávez ressaltou as oportunidades de cooperação com instituições brasileiras, especialmente em pesquisa e capacitação em saúde. Ao final do encontro, a reitora Gretchen Edwalds-Gilbert manifestou interesse em formalizar parcerias institucionais com a ABMES, fortalecendo o intercâmbio entre os dois países.
“Estamos aqui para estabelecer conexões, compartilhar práticas e promover o intercâmbio institucional. A ABMES tem o compromisso de internacionalizar a educação superior brasileira e ampliar o diálogo com centros de excelência em inovação”, afirmou o diretor-presidente da ABMES, Janguiê Diniz.
As visitas à University of San Francisco e à University of the Pacific marcaram o início de uma semana intensa de atividades da Silicon Valley Experience, que seguirá com encontros na Stanford University, YouTube/Google for Education, Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Corporation, consolidando a ABMES como ponte estratégica entre o ensino superior brasileiro e o ecossistema global de inovação.
Missão reuniu líderes educacionais brasileiros em uma jornada por universidades e empresas que moldam o futuro da inovação e da aprendizagem
Apresentação destacou soluções práticas da AWS para inovação acadêmica e otimização do tempo docente
Terceiro dia da missão destaca ensino público inovador, programas técnicos e internacionalização acadêmica
A programação segue até sábado, com visitas a universidades de referência, como Stanford, e big techs como a AWS (Amazon)
Ben Nelson apresenta modelo disruptivo de ensino que forma seres humanos extraordinários
Missão reúne lideranças da educação superior brasileira em imersão no Vale do Silício
Em visita ao Vale do Silício, educadores brasileiros conhecerão como a maior plataforma de nuvem do mundo está capacitando milhões de profissionais e transformando a infraestrutura das universidades
Durante a 7ª edição da Silicon Valley Experience, líderes educacionais conhecerão de perto como a gigante da tecnologia está moldando o futuro do trabalho e da educação em escala global
Educadores brasileiros irão conhecer a iniciativa que forma uma elite intelectual focada em resolver os desafios da educação no Brasil, durante a 7ª Delegação Internacional ao Vale do Silício