• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Com que roupa...

Antonio de Oliveira

Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
Instagram: @prof.antoniooliveira

20/04/2012 04:37:36

Antônio de Oliveira Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001) antonioliveira2011@live.com ***
Segundo antigo modo de pensar, reafirmado pelo P. Manuel Bernardes em Os Últimos Fins do Homem, o que faz o religioso bom não são “os hábitos de pano, ou de burel, senão os das virtudes". No entanto, José Saramago observa, no seu livro A caverna, que “aparentemente é assim, mas, ao contrário daquilo que geralmente se cria e sem pensar se afirmava, o hábito faz realmente o monge, a pessoa também é feita pela roupa que leva, poderá não se notar logo, mas é só questão de dar tempo ao tempo”. A expressão “o hábito não faz o monge”, dada a força simbólica do visual, poderia vir a ser reformulada, como em Psicologia do Vestir de Umberto Eco, ficando assim a frase: O hábito fala pelo monge.

Com efeito, considerar os acidentes não é menos importante que considerar a substância. A roupa cria um condicionamento. Altera, inclusive, a visão de dentro para fora. “Autorizados filósofos e cristãos disseram que o vestido atua imperiosamente sobre o moral do indivíduo”, reconhece Camilo Castelo Branco. Não há ninguém totalmente livre: livre de obedecer a alguém, livre de um dever a cumprir, livre do relógio, do celular, do computador, do carro, da roupa como uma segunda pele. Na verdade, o que não faz um jaleco, um uniforme, uma beca, gravata, uma farda, um par de botas ou um salto alto, uma arma na cintura, um vestido sedutor, uma fantasia de carnaval, brincos, óculos escuros, uma pulseira, um anel, bigode, cabelos, se curtos ou longos, uma burca, um produto artesanal ou de grife! A imagem de Carmen Miranda é inseparável de seus balangandãs.

Todo traje tem seu peso, e seu custo. “Nada influencia mais profundamente o sentir do homem do que a fatiota que o cobre”, nas palavras de Fradique Mendes, de Eça de Queirós. “Toda a roupa recebe a alma de quem a usa”, assim dá seu veredicto Mia Couto, n’Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra.

É isso aí. Encarar o ser humano histórico, cultural, faz a diferença. E como faz!

 

Sanções no Enamed: quando a punição vem antes das regras

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

23/03/2026

 

Uso da IA na educação impõe dificuldades a todos os países

Outros Autores

17/03/2026

7 

Enamed 2026: o tempo das instituições já começou a correr

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

16/03/2026

26 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020