• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Aprendendo a desaprender

Celso Niskier

Presidente do Conselho de Administração da Abmes
Membro do Conselho Nacional de Educação e Reitor do Centro Universitário UniCarioca.

24/08/2020 04:36:08

Instigado pelo recente webinar realizado pela ABMES – com a participação de Daniel Castanho, presidente Conselho da Ânima Educação e vice-presidente da ABMES; Juliano Costa, vice-presidente da Pearson Brasil, e Fábio Negreiros, especialista de Soluções para Educação da Microsoft América Latina – pus-me a pensar sobre os desafios da aprendizagem no mundo de hoje.

Como Alvin Toffler afirmou, talvez a principal habilidade para um jovem em idade escolar seja aprender a desaprender, para que possa, então, (re)aprender novos conceitos, necessários para um mundo em constante evolução.

Em uma imaginada sala de aula do futuro, as aulas serão, necessariamente, mais dinâmicas, tendo no professor o principal agente de facilitação da aprendizagem. Múltiplas fontes de conhecimento devem estar disponíveis, para alimentar a criatividade e a curiosidade dos estudantes. Estes, devem buscar seguir trilhas de aprendizagem e parar para realizar reflexões com base no que foi aprendido.

Essa verdadeira comunidade de aprendizagem, engajada e mediada por tecnologias é o que eu imagino como um ambiente rico e interessante para os alunos e professores. Mas como construir uma escola assim? Certamente deve-se começar com a preparação dos professores para essa nova realidade educacional.

Em um ambiente de aprendizagem cada vez mais personalizado, com uso de ferramentas de inteligência artificial e de análise de dados, o professor se liberta de tarefas repetitivas e tem a sua criatividade estimulada,  para que se torne um projetista de conteúdos e um guia para orientar o percurso dos alunos.

Se, como disse Peter Diamandis, citado por Daniel Castanho, o futuro da educação deve incluir a aprendizagem de “coding”, ou programação de computadores, eu acrescentaria, esquentando o debate: não podemos esquecer de ensinar também o “decoding”, ou a desprogramação das crenças limitantes que trazemos da infância, e que limitam o nosso potencial.

Uma sala de aula, seja presencial ou remota, será um espaço de experimentação, de construção coletiva de conhecimentos, de trilhas e de reflexões.

Só assim potencializaremos a aprendizagem, e daremos propósito à tarefa de transformar a vida dos alunos de um jeito atraente, motivador e eficiente.

Bora desaprender os modelos antigos e abraçar esse admirável mundo novo?

 

O cão Orelha e a crise moral da sociedade

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

04/02/2026

 

Entre a avaliação e a seleção: desencontros entre Enamed e Enare

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da ABMES e Secretário-executivo do Brasil Educação, Fundador e Controlador do grupo Ser Educacional, Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo

02/02/2026

 

Avaliação como política indutora de qualidade

Luiz Cláudio Costa

Professor titular aposentado, é ex-reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa); foi presidente do Inep, secretário-executivo do Ministério da Educação e vice-presidente do Conselho do Pisa

27/01/2026

 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020