• portugues-Brasil
  • ingles
  • espanhol
  • Associe-se
  • Newsletter
  • Imprensa
    • Assessoria
  • Contato
  • CAA
  • Associados
  • Associe-se
  • Newsletter
  • CAA
  • Contato
  • Associados
  • Blog
  • Portal ABMES
  • LInC

Invejoso, eu?

Antonio de Oliveira

Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001)
antonioliveira2011@live.com
Instagram: @prof.antoniooliveira

22/06/2019 04:45:06

Antonio OliveiraAntônio de Oliveira Professor universitário e consultor de legislação do ensino superior da ABMES (1996 a 2001) antonioliveira2011@live.com *** Inveja. Do latim, invidia. Desagrado pelo talento ou sorte de outrem. Sentimo-nos infelizes com o sucesso alheio e somos tomados pelo desejo ardente de tomá-lo. A palavra significa também o objeto da inveja: “Era ele a inveja dos outros passistas, pela agilidade e elegância dos gestos.” Diz-se também da admiração: Jorge Amado tem sido alvo de grande admiração. Já o ciúme doentio consiste no amor excessivo do próprio bem. Na inveja ainda não temos ou não somos. No ciúme, temos medo de que tomem de nós. Emulação, sentimento louvável, em si, quando nos leva a imitar, a igualar e, se possível, superar, mediante competição leal, as qualidades do nosso próximo. Juridicamente, emulação é um lance de rivalidade que leva a recorrer à justiça, com sentimentos sádicos. Despeito é um desgosto mesclado de raiva, provocado por uma decepção ou pelo amor-próprio ferido. Argumento “ad invidiam”: apelação ao sentimento de inveja. Visa envenenar, fomentar a discórdia, frequentemente por meio de mentiras, intrigas, fofocas e mexericos, “fake news”: nas redes sociais, em família, no trabalho, entre famosos. Pessoa intrigante, implicante, picuinha, cricri, disposta a interpretar mal a fala dos outros. O recurso à inveja só pode ser obra de gente mal resolvida. Devido ao sentimento de inveja, provocam-se, não raro, desavenças, separação de casais, mortes. Variável interveniente a ser considerada no caso de denunciante invejoso. A inveja integra a lista dos sete pecados capitais: soberba, avareza, luxúria, gula, ira, preguiça e, finalmente, inveja. Como a palavra pecado anda desgastada, apesar de tantos pecados por aí afora, alguns preferem dizer vícios capitais, tendências desordenadas das quais, como de uma fonte, surgem hábitos mau.. O primeiro fratricídio da história foi cometido por inveja. Caim invejava seu irmão Abel. Na fantasia, Cinderela também foi alvo de inveja.  

Profecia, Profissão e Professor: Três Palavras, Uma Mesma Missão

Max Damas

Assessor da Presidência do SEMERJ. Assessor da Presidência da FOA (Fundação Oswaldo Aranha). Escritor e Consultor Educacional

16/06/2026

5 

Fim da escala 6x1: conquista social que precisa ser aperfeiçoada

Janguiê Diniz

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), secretário-executivo do Brasil Educação - Fórum Brasileiro da Educação Particular, fundador, controlador e presidente do conselho de administração do grupo Ser Educacional, presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, da JD Business Academy e da Mentor Capital Group.

15/06/2026

 

As 6 etapas da gestão de riscos psicossociais na prática (Guia do MTE)

Júlio Cesar de Castro Ferreira

Psicoterapeuta Clínico, especializado em Neuropsicologia, TCC e Psicanálise. Analista Sênior de Treinamento e Desenvolvimento, especializado em Inteligência Emocional e Soft Skills.

12/06/2026

17 

Censo da Educação Superior

...
...
...
...
...
...
Previous Next

ABMES

  • Portal ABMES
  • Central do Associado ABMES
  • Associe-se
  • Contato

Serviços

  • ABMES Podcast
  • ABMES Play
  • ABMES Cursos
  • ABMES Lab

ABMES Blog

Atualizado diariamente, o blog da ABMES reúne artigos de gestores, reitores, coordenadores, professores e especialistas em diversos temas relacionados ao ensino. São inúmeros debates e pontos de vistas diferentes apontando soluções e melhores práticas na luta por uma educação cada vez mais forte e justa.

ABMES Blog © 2020