Detalhe

Tecnologia já tem mais de 30.000 licenças em uso por alunos, professores e Instituições de Ensino na área da Saúde

18/08/2020 | Por: Terra | 1343
Foto: Reprodução/ Terra

Com as recentes novas necessidades no Ensino, advindas da situação do novo Coronavírus, onde alunos passaram acessar conteúdos on-line, o Ensino de Anatomia foi um dos mais afetados. Monitorando a situação, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) revela que faculdades de todos os estados e do DF registram interrupção de aulas presenciais por causa da pandemia.

Em função desse momento, dezenas de professores de Anatomia pelo Brasil descobriram o software Athena Hub, desenvolvido pela Medical Harbour, empresa que fornece soluções para a área de Educação em Saúde. Com isso, mais de 30mil alunos tiveram acesso ao Ensino de Anatomia com uso de Computador.

A nova versão do Athena Hub, um software modular para a aplicação clínica e hospitalar, educação em saúde e pesquisa, permite a visualização e estudo interativo de anatomia, imagens médicas e reconstruções 3D, possibilitando uma nova forma de interagir com a Educação Médica, seja ela presencial, ou no ensino remoto.

Voltado para os cursos de Saúde como Medicina, Veterinária, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, entre outros, o Athena Hub foi desenvolvido para dissecação e estudo da anatomia humana e animal, sendo uma rica ferramenta para o aprimoramento do conhecimento médico.

"O Athena Hub possui um Atlas Anatômico Humano completo, interativo e versátil em 3D, com mais de 3 mil estruturas de todos os sistemas do corpo humano etiquetados e com sistema de busca avançado. Substitui com excelência os modelos anatômicos e esqueletos da sala de aula e laboratório", informa Fernando Serrano, diretor da Medical Harbour. A tecnologia permite a interação com casos reais, treinamentos voltados para o atendimento clínico e relacionados à área de medicina.

Através da visualização, interação e análise utilizando o Atlas Anatômico Humano e imagens médicas (DICOM), Athena Hub oferece uma oportunidade para análises e comparações detalhadas do corpo humano, suas regiões e sistemas, utilizando exames tridimensionais ou planos.

A interação virtual com a fidelidade de um corpo humano real em 3D encontrado no Cadáver Virtual, possibilita isolar áreas e sistemas do corpo humano para um estudo detalhado, navegando através de todas as estruturas do corpo humano. Dissecar torna-se muito mais fácil com essa modalidade, que permite tanto ao professor, quanto ao aluno acesso rápido e confiável a informações antes vinculadas à presença em sala de aula.

Nova versão: Mais leve e rápida
A nova versão foi desenvolvida ouvindo as necessidades, feedbacks e outras informações compartilhadas pelos usuários, e está muito mais rápida e fluída.  Agora, módulos complexos como o Cadáver Virtual e o Atlas Anatômico Humano também podem funcionar em computadores com configurações mais simples.

Também foram feitas melhorias na segmentação do Cadáver Virtual; nos textos descritivos das regiões, sistemas, objetos e órgãos do Atlas Anatômico Humano; no editor de função de transferência, na manipulação do modo MPR; além de apresentar uma nova interface para a área de login e acesso aos perfis de usuários no Athena Hub.

A nova versão da solução também possibilita o acesso utilizando outras plataformas e já está em pleno funcionamento com excelentes resultados em diversas Instituições de Ensino Superior.

Athena Hub no Ensino presencial e remoto
"Criamos as condições favoráveis para a transformação digital no Ensino de Anatomia para as Universidades na Área da Saúde, ao realizar treinamentos com professores, no uso e práticas pedagógicas com os novos recursos", afirma Álvaro Venegas, diretor da ENG, principal parceiro da Medical Harbour, para a área de Educação.

"Os alunos têm apreciado o Athena Hub, pois trabalhos e relatórios são gerados de forma integrada, gerando conteúdo compartilhado em PDF para nuvem", complementa Venegas.

A ENG, prevê um incremento de 1 a 2 pontos na nota do MEC com a utilização do software pelos cursos de saúde.

Lançamento em Webinar no dia 20 de Agosto
A Medical Harbour e a ENG farão o lançamento da nova Versão do AthenaHub, na quinta-feira às 10:00.

Inscrições pelo link: www.eng.com.br/athenahub

Sobre a Medical Harbour
A Medical Harbour tem como propósito viabilizar tecnologias de ponta de forma inovadora para o setor da Saúde e da Educação. Fundada em 2015, interliga necessidades de Hospitais, Clínicas e Instituições de Ensino à médicos, professores e alunos, desenvolvendo softwares e sistemas que facilitam o diagnóstico e o ensino médico, com alto grau de satisfação.

Atuando no Brasil e no mundo, a Medical Harbour conta com uma equipe altamente especializada em Desenvolvimento de Softwares, Engenharia, Biomedicina, Design e Biologia para construir suas soluções.

www.medicalharbour.com

Sobre a ENG
A ENG DTP & Multimídia Ltda é uma empresa pertencente ao Grupo ENG, integrado também pela empresa ENG Comércio de Computadores Ltda. Fundado há mais de 30 anos, o foco de atuação do Grupo é a transferência de tecnologias.

Operando em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, o Grupo ENG dedica-se a treinamentos oficiais, consultoria técnica, licenciamentos de software e prestação de serviço de Certificação Profissional; perfazendo uma proposta inovadora de Valor ao mundo da Educação.

Atualmente, a ENG possui carteira de clientes com mais de 180 Entidades de Ensino no país (Particulares e Públicas), de todos os portes.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Destaque a hospitais e à ciência amplia busca por cursos de Saúde na pandemia

Número de inscritos em Medicina na USP aumentou quase 20% e Biomedicina teve recorde; na Unicamp procura também cresceu

Ensino Superior dá sinais de recuperação e atrai estudantes da área de saúde

Estudo mostra aumento da demanda reprimida por vaga na graduação, em relação ao início da pandemia

Pandemia provoca aumento do interesse de alunos por graduações na área de Saúde

Pesquisa da ABMES e Educa Insights indica preferência de 36% dos entrevistados por cursos de enfermagem e psicologia, por exemplo, e indica demanda reprimida de estudantes

Câmara fará nova audiência pública sobre PL que proíbe EAD para cursos de saúde

Votação do projeto foi adiada a pedido do deputado federal José Saraiva, que afirmou precisar de mais informações sobre o tema

Coluna

Educação Superior Comentada | A polêmica envolvendo a oferta de cursos da área da saúde na modalidade EAD

Na edição desta semana da Coluna Educação Superior Comentada, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, analisa o debate acerca da oferta de cursos de graduação na área da saúde na modalidade de educação a distância. Segundo ele, o cerne da discussão é a divulgação equivocada da informação de que o contexto regulatório tornou possível a oferta desses cursos de forma totalmente virtual