Colunas

03/06/2020 | Por: ABMES

Educação Superior Comentada |O uso de tecnologias nas atividades de estágio
O tema do estágio volta à Coluna Educação Superior Comentada após manifestação encaminhada pela Seres/MEC às IES, reiterando a vedação expressa à substituição das atividades presenciais práticas de laboratório e estágio durante o período de vigência da Portaria n° 343/2020. O consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, afirma que "é imprescindível que as práticas de estágio sejam atualizadas para acompanhar a evolução da atividade profissional"

27/05/2020 | Por: ABMES

Educação Superior Comentada | A reorganização dos calendários acadêmicos
Na edição desta semana, Gustavo Fagundes fala do desafio que as instituições estão passando neste momento, devido à pandemia do novo coronavírus: a reorganização dos calendários acadêmicos. O especialista explica que “a indefinição acerca da manutenção das medidas de isolamento social e das etapas para sua flexibilização é um dos aspectos que torna mais complexa a tarefa”

20/05/2020 | Por: ABMES

Educação Superior Comentada | Registro das deliberações para adaptação das atividades administrativo-acadêmicas durante a pandemia
Na edição desta semana, Gustavo Fagundes sinaliza os procedimentos que devem ser adotados para assegurar a efetividade e a legitimidade das medidas excepcionais adotadas durante a situação causada pela pandemia no novo coronavírus

06/05/2020 | Por: ABMES

Educação Superior Comentada | A realização de estágio em tempos de pandemia do coronavírus
Na edição desta semana, o consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, esclarece algumas dúvidas relevantes a respeito das atividades práticas profissionais (estágios) e atividades práticas de laboratório em tempos de isolamento social

22/04/2020 | Por: ABMES

Educação Superior Comentada | A nova regulamentação para os programas de formação pedagógica para graduados
O consultor jurídico da ABMES, Gustavo Fagundes, aborda nesta edição da Coluna Educação Superior Comentada as mudanças ocorridas com a Resolução CNE/CP n° 2/2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. O especialista propõe uma reflexão acerca da ausência de requisitos para regulamentação da oferta dos programas por parte das IES

08/04/2020 | Por: ABMES

Educação Superior Comentada | A vindoura orientação às DCNs dos cursos superiores
Na Coluna Educação Superior Comentada desta semana, Gustavo Fagundes aborda as orientações às diretrizes curriculares nacionais dos cursos superiores, formuladas pelo CNE, dentro do Parecer 334/2019. O intuito é assegurar que as DCNs tragam premissas que facilitem a criação de cursos de graduação

11/03/2020 | Por: ABMES

Educação Superior Comentada | O regimento interno da recriada CTAA
Na Coluna Educação Superior desta semana, Gustavo Fagundes aborda o Regimento Interno da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), recentemente recriada. Entre as inovações mais importantes, ele destaca o estabelecimento de critérios claros para a distribuição dos processos, e dos prazos que devem ser observados pela CTAA. Além disso, fala a respeito da implementação de condições que ensejam a exclusão ou requalificação do avaliador atuante nos processos

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