Detalhe

Inep publica o edital do Enem 2024

13/05/2024 | Por: ABMES | 489

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou hoje (13/05), no Diário Oficial da União (DOU), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Dessa forma, os interessados em realizar a prova já podem conferir o cronograma e as regras desta edição. O período de inscrições será de 27 de maio a 7 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. 

 

Inscrições
A taxa de inscrições será no valor de R$ 85. O pagamento pode ser realizado por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, e cartão de débito (conta corrente ou poupança). O pagamento pode ser feito até dia 12 de junho. 

Nos pagamento via Pix, é necessário acessar o QR code que consta no boleto.

Aos que solicitam isenção do pagamento da taxa de inscrição, a aprovação da isenção e da justificativa de ausência não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. É necessário concluir a inscrição para participar do exame.

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

O Enem é utilizado pelas instituições de ensino superior, públicas e privadas, para a seleção de estudantes. Os resultados das avaliações são usados como critério dos processos seletivos, além de ser um parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o  Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Confira mais informações aqui