Detalhe

Protocolo de intenções com MDS, reuniões e eventos importantes para o ensino superior marcam o mês de abril na ABMES

06/05/2024 | Por: ABMES | 477

O mês de abril foi marcado por reuniões e eventos importantes para o setor educacional e para a Associação de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). No dia 9 de abril, a ABMES e o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinaram um protocolo de intenções para estabelecer mecanismos de cooperação voltados para a promoção de inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Representando a Associação, estavam presentes o diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier; a vice-presidente da ABMES, Débora Guerra; o diretor-executivo, Andrei Candiota; o diretor jurídico da entidade, Bruno Coimbra, e a assessora da Presidência da ABMES e diretora executiva da Edux 21 Consultoria Educacional, Iara de Xavier. A reunião também contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; o ex-deputado federal, Átila Lira;  a oficial de Projetos do Setor de Educação da Unesco Brasil, Lorena Carvalho; o diretor do Departamento de Apoio à Inserção do Trabalho do MDS, Saumíneo Nascimento; o reitor do Centro Universitário Iesb, Luiz Claudio Costa; e o Secretário do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Paulo Henrique Pereira. 

No mesmo dia 9 de abril, à tarde, a ABMES promoveu o evento híbrido “Sustentabilidade Ambiental na Educação Superior” com intuito de debater as políticas ambientais nas Instituições de Ensino Superior (IES) e o desenvolvimento e implementação de ações estratégicas que envolvam toda a comunidade acadêmica na pauta. No evento, também foi realizada a premiação dos vencedores da 1º edição do Prêmio Fernando Braga. 

Já no dia 10 de abril, foi realizada, em Brasília, o ABMES Regional - Centro-Oeste, iniciando os encontros do Regional de 2024, com o tema “Educação Superior Privada - Desafios e Perspectivas Regionais”. O evento tem como objetivo principal abordar e debater a Educação Superior Privada na Era da Tecnologia, com ênfase nos temas emergentes que estão na agenda do Governo, da ABMES e das Instituições de Educação Superior (IES), com destaque para as licenciaturas, a educação a distância, abertura de cursos de medicina, FIES, Prouni, captação, entre outros. 

No primeiro encontro, o evento contou com 93 participantes. Entre eles estavam o diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier; a vice-presidente da ABMES, Débora Guerra; a assessora da Presidência da ABMES e diretora executiva da Edux 21 Consultoria Educacional, Iara de Xavier; o diretor jurídico, Bruno Coimbra; a conselheira no Conselho Nacional de Educação (CNE), Amábile Pácios; o conselheiro da Câmara de Educação Superior do CNE, Paulo Fossati, o presidente e conselheiro da Câmara de Educação Superior do CNE, Henrique Sartori de Almeida Prado; o assessor da Presidência FOA e assessor da presidência da ABMES, Max Damas; e o ceo da Nexus, Bruno Tameirão. 

No mesmo dia, representando o Brasil Educação - Fórum Brasileiro da Educação Particular, o diretor executivo do colegiado e diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier, juntamente com o diretor jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, estiveram presentes no Congresso Nacional para apresentar a agenda legislativa do Fórum. Acompanhados de Emerson Casali (CBPI), Kildare Meira (Semesp), e Daniel Cavalcante (Abrafi), eles conversaram com o senador Oriovisto Guimarães (Podemos/PR). Na segunda reunião, o grupo esteve com a senadora Janaína Farias (PT/CE), que anteriormente integrava a equipe do gabinete do ministro da Educação, Camilo Santana. Em seguida, Niskier entregou uma placa de reconhecimento ao senador Jader Barbalho (MDB/PA) pelo importante apoio e trabalho em defesa da educação superior no projeto da Reforma Tributária aprovado no Congresso Nacional.  

No dia 17/4, o diretor jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, participou da reunião do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Florianópolis (SC). Coimbra participou das discussões da Mesa 4, que abordou o tema Organização Acadêmica da Universidade Brasileira Trajetória, Diferenças e Convergências.  O representante da ABMES defendeu a regulamentação das Universidades Especializadas, que são aquelas organizadas por campos de saber. 

Ainda no mês de abril, no dia 22, Niskier e Coimbra realizaram uma reunião com o diretor e chefe da representação brasileira da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Leonardo Barchini, para debater a importância dos projetos e trabalhos desenvolvidos pela OEI no âmbito da educação e que são referência para a atuação da ABMES na defesa de um ensino superior de qualidade e acessível. Eles também pontuaram o fortalecimento da educação aliada ao empreendedorismo e da estruturação de projetos a serem desenvolvidos em parceria e dialogados com o governo federal. 

Bett Brasil 2024

No dia 23, a ABMES esteve presente nos quatro dias da Bett Brasil 2024, o maior evento de Inovação e Tecnologia para a Educação da América Latina.  O diretor-presidente da Associação, Celso Niskier, foi um dos palestrantes do fórum “Aproximando empresas e Universidades: como construir parcerias sustentáveis”. Ele conversou sobre o tema com o assessor da Presidência da ABMES e da Fundação Oswaldo Aranha, Max Damas; e com a vice-presidente de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Leyla Nascimento. 

No dia 25/4, representando o Brasil Educação – Fórum Brasileiro da Educação Particular, o diretor jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, participou do debate sobre o Plano Nacional de Educação, no Senado Federal. No debate, solicitado pela senadora Prof. Dorinha Seabra (União/TO), Coimbra defendeu pautas do Brasil Educação, como maior acesso ao ensino superior, Fies, Prouni e a ampliação do debate sobre a qualidade da educação, independentemente da modalidade, como também a inclusão dentro do novo Plano Nacional de Educação, uma revisão do Proies, programa que estabelece critérios para renegociação de dívidas das IES com o governo federal. 

No dia seguinte, 26/4, representando a ABMES, Coimbra e a diretora executiva da Edux 21 Consultoria Educacional, Iara de Xavier, estiveram presentes na segunda parte  do Seminário 20 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).  Eles representaram a entidade na reunião das associações representativas. 
 
Encerrando a programação de abril, no dia 30/4, a ABMES, em parceria com a Educa Insights, realizou o seminário "Termômetro da Captação". O evento online fez um mergulho nos dados e análises relevantes para auxiliar as IES em suas estratégias gerenciais. O levantamento revelou um cenário promissor para o setor, com um crescimento de 14,9% no número de matrículas nos cursos presenciais e de 11,1% nos cursos a distância. Além disso, foram destacados os cursos mais procurados pelos alunos, tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Mês de maio foi marcado por eventos, cursos e seminários para agenda da ABMES

Confira os eventos realizados pela ABMES no mês de maio

Agenda de março foi marcada por encontros e reuniões importantes para o setor educacional

Confira as atividades realizadas pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) ao decorrer do mês

Mês de fevereiro na ABMES é marcado por eventos e reuniões importantes para a educação superior

Confira as atividades do mês realizadas pelo Associação, em busca de oportunidades de melhorias na educação superior

Janeiro na ABMES: reuniões, conferências e muito debate sobre educação

Confira as principais atividades que a Associação participou em defesa do ensino superior privado e que marcaram o primeiro mês de 2024