Detalhe

ABMES realiza evento de capacitação prática sobre Diploma Digital para as IES

24/04/2024 | Por: ABMES | 681

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) oferecerá uma capacitação prática com objetivo de auxiliar as Instituições de Ensino Superior (IES) a desenvolverem a digitalização, como também tirar dúvidas e compreender o processo legal de validade referente ao acervo e diploma digital. O evento será realizado no dia 21 de maio de 2024, de 10h às 12h e de 14h30 às 16h30, no formato online.

Durante o evento serão apresentados quatro tópicos ministrados por quatro expositores. São eles: o assessor jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e assessor do Brasil Educação - Fórum Brasileiro da Educação Particular, Bruno Coimbra; o CEO da Nexus+, Bruno Tameirão; o especialista em Diploma Digital, Gestor Eletrônico de Documentos e Registro de Diploma, Pedro Delasalle e o engenheiro mecânico, José Carlos da Silva Neto. 

Para inscrições e mais informações, acesse aqui

Diploma digital 

O Ministério da Educação criou, em 2018, a Portaria nº 330/2018 referente ao diploma digital como um documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais, promovendo a modernização de documentações acadêmicas com objetivo de evitar fraudes ao reforçar a segurança para registro e emissão dos diplomas. 

Dessa forma, o processo de digitalização permite a desburocratização da geração e emissão do diploma e a consequente economia de tempo e custo do serviço. Atualmente, já é possível emitir o diploma como documento nato-digital, tendo a mesma validade jurídica do documento físico. 

Fonte: http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/