Detalhe

#vamosconhecer | University of Oxford

11/04/2024 | Por: ABMES | 674

A 6° Delegação ABMES Internacional - United Kingdom Experience conhecerá a Universidade de Oxford, reconhecida mundialmente por sua reputação de investigação, conhecimento e inovação acadêmica há mais de 850 anos. Localizada  na cidade de Oxford, Inglaterra, fundada em 1096, é a universidade de língua inglesa mais antiga do mundo.

Oxford é mundialmente conhecida pela sua universidade, que ao invés de possuir um campus, é formada por 39 faculdades autônomas e financeiramente independentes. Há diversos departamentos para áreas de estudo na Oxford, supervisionados por quatro divisões acadêmicas. São elas: Ciências Médicas; Ciências Matemáticas, Físicas e da Vida; Humanas e Ciências Sociais. 

Por que está no nosso roteiro?

O principal objetivo da Universidade é o avanço acadêmico por meio do ensino e da pesquisa, além de  fazer a diferença, tanto local quanto global, influenciando a tecnologia, a política e a cultura em benefício da sociedade. 

A Universidade de Oxford está em primeiro lugar pelo oitavo ano consecutivo, na área de pesquisa, de acordo com o Ranking Mundial de Universidades do Times Higher Education (THE). As pesquisas realizadas pela universidade ajudam milhões de pessoas,  solucionando problemas do mundo através de redes parceiras e colaborações, despertando soluções imaginativas e inventivas. 

Além de ser uma área vasta em pesquisa, Oxford conta com uma ampla variedade de serviços bibliotecários fornecidos por mais de 100 bibliotecas, tornando-a o maior sistema de bibliotecas do Reino Unido. O centro bibliotecário é formado pelo conjunto de Bibliotecas Bodleianas, o maior sistema de bibliotecas universitárias do Reino Unido. 

Curiosidades

Os jardins, bibliotecas e museus da Universidade de Oxford são conhecidos coletivamente pela sigla GLAM e formam uma das maiores concentrações de coleções universitárias do mundo.

De acordo com o Research Excellence Framework 2021, responsável por avaliar a qualidade da pesquisa nas instituições de ensino superior do Reino Unido, Oxford teve o maior volume de pesquisas líderes mundiais. 

A Universidade de Oxford contribui com cerca de 15,7 bilhões de libras para a economia do Reino Unido e apoia mais de 28.000 empregos. 

A Oxford University Press é a maior e mais bem sucedida editora universitária do mundo e publica para todos os públicos, desde pré-escolares a crianças em idade escolar, estudantes a acadêmicos, leitores em geral a pesquisadores, de indivíduos a instituições. 

72 vencedores do prêmio Nobel se formaram na faculdade.

Formou 30 primeiros-ministros britânicos e famosos, como o astrofísico Stephen Hawkings; a ex-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher; os escritores J.R.R Tolkien e Lewis Carroll; o ator Hugh Grant; a atriz Emma Watson; e filósofos como John Locke e Thomas Hobbes. 

Fonte: https://www.ox.ac.uk/ 

6° Delegação ABMES Internacional - United Kingdom Experience

Entre os dias 11 e 21 de outubro de 2024, gestores, mantenedores e líderes educacionais do Brasil que embarcarem na 6ª Delegação ABMES Internacional – United Kingdom Experience – irão vivenciar uma verdadeira imersão acadêmica no que de melhor existe na educação superior em uma região que reúne algumas das melhores e mais antigas universidades do mundo, o Reino Unido. 

Como já é tradição, os participantes conhecerão a fundo o sistema de ensino superior do país visitado, estabelecendo contatos com pesquisadores e professores para futuros projetos de cooperação e explorando novos modelos educacionais e de inovação na gestão educacional. 

Os eixos temáticos da Missão UK Experience são: 

Inovação e Tecnologias Educacionais 

Inteligência Artificial na Educação Superior 

Qualidade na Educação EAD 

Modelos de Sucesso na Àrea da Saúde, em especial, na Medicina
 
Clique aqui e confira a programação e valores.