Detalhe

Presença política no aniversário de 41 anos da ABMES, reuniões no Congresso Nacional, Conselhão e pesquisa sobre empregabilidade foram os destaques do mês de agosto

31/08/2023 | Por: ABMES | 889

Agosto de 2023 foi marcado pela celebração dos 41 anos da ABMES. No dia 8, o Ministro da Educação, Camilo Santana, participou do jantar de celebração de aniversário da Associação e falou da importância do setor particular para o país.

“É preciso ter um pacto federativo que envolva não só Estados e Municípios, mas toda a sociedade e entidades. A ABMES tem tido um papel importante neste sentido, até porque 85% dos nossos alunos do ensino superior estão em instituições particulares e sabemos que para atingir as metas do PNE, precisamos das instituições privadas. É preciso diálogo. Eu tive a oportunidade de receber a ABMES logo no início do meu mandato e já incluímos a Associação em diversos grupos de debate do Governo Federal. Nós temos um enorme desafio de garantir a qualidade da educação aos jovens e crianças desse país”, afirmou o Ministro.

Além de mantenedores de todo o país, marcaram presença na celebração importantes autoridades como a Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Helena Sampaio; O Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi; e diversos parlamentares e relevantes figuras públicas do setor.

No evento, também foram revelados os vencedores da 6ª Prêmio ABMES de Jornalismo.

Congresso Nacional
Na manhã do dia 10 de agosto, Celso Niskier, diretor presidente da entidade, participou de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a convite do Deputado Átila Lira (PP-PI), para falar sobre o Programa de Apoio ao Estudante da Educação Superior e Fies.

Já na parte da tarde, representando o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Celso Niskier, juntamente com Amábile Pacios, presidente da Fenep, esteve no Senado Federal para tratar sobre a Reforma Tributária. Eles foram recebidos pelo Senador Eduardo Braga, relator da reforma no Senado, que sinalizou favoravelmente ao pleito de manter a alíquota reduzida para a Educação, bem como com Carlos Portinho, líder do PL no Senado, e pelo Senador Izalci Lucas.

Além disso, também houve um encontro com o Senador Randolfe Rodrigues, onde também foi colocado em pauta as reformulações necessárias no âmbito do Financiamento Estudantil.

Fórum Nacional de Educação
No dia 16 de agosto, Edson Machado de Sousa, mantenedor do IESB, representou a ABMES na reunião do Grupo de Trabalho sobre Regulação da Educação privada do Fórum Nacional de Educação (FNE).

Na ocasião, Edson falou sobre a ABMES e apresentou dados estatísticos que comprovam o crescimento dos cursos EAD, bem como tratou sobre os quadrantes híbridos na educação superior e afirmou que o futuro da educação é híbrido. O reitor também apresentou sugestões de melhorias para a educação superior, na perspectiva das elencou as 10 bandeiras defendidas pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular.

Empregabilidade
Outro destaque do mês de agosto na ABMES foi a apresentação da 2ª edição do Índice ABMES/ Symplicity de Empregabilidade 2023 (IASE). Em seminário virtual, realizado no dia 29/08, juntamente com a Symplicity, a Associação apresentou o levantamento mostrando que a formação superior tem se mantido como diferencial quando o assunto é garantir uma colocação no mercado de trabalho. De acordo com os dados, 75,6% dos egressos do ensino superior estão empregados após até um ano da colação de grau e 83,1% deles, na área de formação. Os percentuais são maiores que na apuração do ano passado, quando 69% conseguiram trabalho logo que saíram do ensino superior e 70% encontraram oportunidade na área de graduação.

O IASE 2023 explorou dados de gênero, faixa etária e raça pela primeira vez. Em um panorama geral, homens têm maior empregabilidade (82,2%) em comparação às mulheres (74,1%). A renda também tem sido superior para o sexo masculino. Segundo o levantamento, os homens (R$ 5.120) recebem, em média, 40% a mais que as mulheres (R$ 3.658).

A íntegra do estudo pode ser acessada NESTE LINK.

Conselhão
Já no dia 30 de agosto, Celso Niskier, acompanhado pelo Diretor Jurídico da ABMES, Bruno Coimbra, participou, em nome do Fórum das entidades representativas do ensino superior particular, da reunião do Conselhão da República sobre o Pacto Nacional pelo combate às desigualdades, com propostas concretas para melhorar as condições dos menos favorecidos no país.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

ABMES 41 Anos

Nascemos a partir da determinação de educar e profissionalizar, reunimos energias e compartilhamos experiências. E agora, com muito orgulho, podemos afirmar que são 41 anos repletos de histórias e avanços, graças à nossa união. Juntos somos mais fortes! 

Notícias

Acordos e eventos internacionais, Censo da Educação Superior, Mais Médicos e Enade são destaques do mês de outubro na ABMES

Além de uma missão estratégica no Canadá, outubro de 2023 trouxe importantes pautas e resultados para o setor

Reforma Tributária, Conselhão, FNE e outras articulações marcam a agenda política de julho na ABMES

O destaque político do mês de julho para o setor educacional foi a aprovação, em dois turnos, da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados