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"País sem educação não tem sucesso", diz Camilo em evento de ensino superior

24/05/2023 | Por: Metrópoles | 1037

Na abertura do XV Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), o ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre o “insucesso” de países que não investem em educação. A solenidade acontece até a próxima sexta-feira (26/5), em Alexânia (GO).

“Eu acredito que a educação é a prioridade de qualquer país. A história tem mostrado que os países que não investem na educação estão fadados ao insucesso. A história tem mostrado isso. Temos que fortalecer a educação superior, tanto pública quanto privada, e a formação dos nossos profissionais”, pontuou o ministro.

Havia a previsão de que o ministro participasse presencialmente do congresso, que ocorre em Alexânia, a cerca de 50 minutos de Brasília. Por uma agenda imprevista com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no entanto, o chefe da pasta participou da abertura da cerimônia por vídeoconferência.

Ao início da evento, o secretário-executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, Celso Niskier, lembrou o caso que abalou os brasileiros no início da semana, no qual o atacante do Real Madrid, Vinicius Júnior, foi vítima de mais um caso de racismo na Espanha.

Para Niskier, a prática configura “falha na educação dos jovens”. “Abro um parênteses para manifestar o protesto de todos nós contra o jogador Vini Jr. e o que aconteceu recentemente na Espanha. Peço palmas para sse jovem atleta que representa em termos de uma sociedade igualitária na qual a educação tem um papel fundamental”, disse.

“Certamente é algo que merece a reflexão da sociedade espanhola e da sociedade mundial sobre como nós estamos falhando na educação dos nossos jovens”, completou.

O congresso
O Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular acontece anualmente e é realizado pela Linha Direta e promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. O intuito do evento é reunir categorias como reitores, mantenedores, autoridades, educadores e formuladores de políticas públicas de educação.