Detalhe

Série de reportagem Mulheres na Ciência, do O POVO+, vence prêmio nacional de Jornalismo

09/08/2022 | Por: O Povo | 540

A reportagem seriada Mulheres na Ciência, publicada no O POVO+ em dezembro de 2021, venceu o primeiro lugar na categoria Escrito - Nacional da 5ª edição do Prêmio de Jornalismo da Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES). A repórter Catalina Leite, autora da produção, recebeu a honraria nesta terça-feira, 9, em Brasília.

A produção concorria com uma reportagem do site Uol sobre meninos com vidas transformadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e com a cobertura do jornal Estado de S. Paulo sobre os pastores do Ministério de Educação (MEC).

O especial de três episódios do OP+ aborda o perfil das pesquisadores brasileiras, suas competências, e, principalmente, os obstáculos enfrentados por elas para chegarem e permanecerem nas instituições de ensino superior. No segundo episódio, duas pesquisadores cearenses e mães contam como foi trabalhar e pesquisar durante a pandemia, época na qual as crianças ficaram integralmente em casa. Já o último episódio analisa o perfil das poucas mulheres vencedoras do prêmio Nobel em categorias científicas.

"Esse é o primeiro prêmio de Jornalismo que ganho. É de encher o peito de orgulho saber que um especial que fala sobre diversidade, direito à educação e à pesquisa tenha sido selecionado como finalista e, agora, vencedor nacional", comemora a repórter Catalina. "Espero que seja um estímulo para continuarmos falando de Ciência não pelo olhar padrão, mas pela inclusão. Só temos a ganhar com isso".


Conteúdo Relacionado

Vídeos

ABMES 40 anos | Parlamentares

A trajetória da ABMES é reconhecida pela sociedade civil e por integrantes dos poderes públicos. Conheça o que nossos parceiros do parlamento tem pra dizer a respeito da nossa associação.

ABMES 40 anos | Janguiê Diniz

Assista à mensagem do ex-presidente da ABMES Janguiê Diniz para a ocasião do 40º aniversário da instituição.

ABMES 40 anos | Édson Franco

Mensagem do fundador e ex-presidente da ABMES, Édson Franco, acerca dos 40 anos da instituição.

ABMES 40 Anos

Firmada em raíz profunda, com copa frondosa e abrangente, nossa associação chega aos 40 anos. Venha conosco participar desta colheita.

Notícias

ABMES comemora 40 anos com cerimônia que discute o futuro da educação superior

Associação lançou ainda a ABMES Plus, primeira plataforma de streaming para instituições de educação superior

Evento que discute o futuro do ensino superior no Brasil acontece em Brasília

Jornal faz entrada ao vivo para falar do evento especial de aniversário de 40 anos da ABMES

Correio Braziliense vence o 5º Prêmio ABMES de Jornalismo

Matéria Profissões do Futuro: quais são e como impactam o mercado de trabalho, assinada por Laura Jovchelovitch Noleto, foi vencedora na modalidade impresso

Prêmio ABMES de Jornalismo anuncia vencedores da 5ª edição

Entre as reportagens finalistas, houve diversidade e inovação, como mulheres na ciência, profissões do futuro que impactam no mercado de trabalho e o desafio da educação voltar a crescer

ABMES lança plataforma de streaming para instituições de educação superior

A ABMES Plus reúne materiais em múltiplos formatos com objetivo de auxiliar as IES no processo de capacitação, inovação e transformação digital

ABMES anuncia finalistas do 5ª do Prêmio ABMES de Jornalismo

Vencedores selecionados por membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) serão conhecidos na cerimônia de aniversário de 40 anos da Associação, em 9 de agosto

Editora

ABMES 40 anos

Quarenta anos! Neste 2022 de retomada após dois anos longos e desafi adores, aqui estamos celebrando o encerramento de mais uma década de existência, e o início de outra novinha, da nossa querida e aguerrida Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Além de hercúlea, construir um documento que sintetizasse tudo o que a Associação viveu, produziu e conquistou desde a sua criação, em 1982, seria uma missão fadada ao fracasso. Uma trajetória tão extensa e intensa não cabe em algumas páginas de uma publicação especial, ainda que destinada a esse fim.

Por isso, o que o leitor vai encontrar nas próximas páginas é uma síntese daquilo que é possível consolidar. Neste memorial comemorativo, tentamos manter viva a história de uma entidade que desde o princípio mostrou-se fundamental para o fortalecimento do setor particular de educação superior, mas, sobretudo, para o desenvolvimento desse nível educacional no país.