Detalhe

Meta do PNE de ter 33% dos jovens na faculdade será alcançada com 16 anos de atraso, diz estudo

06/05/2022 | Por: Valor Econômico | 628

Levantamento da consultoria Educa Insights e da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) mostra que a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) de ter 33% dos brasileiros de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior, prevista para ser alcançada em 2024, só será atingida em 2040, ou seja, com 16 anos de atraso.

O estudo foi divulgado nesta sexta-feira (6) durante o XIV Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular, em Florianópolis.

Considerando os números absolutos, seria preciso matricular mais 3,2 milhões de alunos até 2024. Atualmente, há cerca de 8,6 milhões de alunos matriculados no ensino superior, sendo 6,7 milhões nas faculdades privadas.

Segundo Sólon Caldas, diretor-executivo da entidade, esse atraso é devido à redução na oferta de financiamento estudantil. Quase 80% dos alunos matriculados no ensino superior estudam em faculdades privadas.

“Essa projeção de ter 33% dos jovens de 18 a 24 na faculdade foi feita em 2014, num cenário de ampla oferta de Fies”, disse.

Em 2015, o governo concedeu cerca de 730 mil contratos de financiamento estudantil e no ano passado foram apenas 47 mil contratos assinados.

Essa projeção levou em consideração um crescimento médio anual de 3,1%, entre 2010 e 2020.

O diretor pondera que o cenário poderia ser ainda pior e que só atingiram os atuais percentuais devido ao crescimento do ensino à distância nos últimos anos, em especial, durante a pandemia, quando todas as aulas foram ministradas de forma remota. Nos últimos dez anos, o volume de matrículas no segmento presencial caiu 13%, enquanto no EAD, houve crescimento de 428%, segundo Caldas.

O diretor da Abmes critica a política do governo em torno do Fies que em sua visão é muito baseado em questões fiscais e não em interesses sociais.

“O orçamento do Fies foi reduzido em 35% de R$ 8 bilhões para R$ 5 bilhões com o argumento de que as vagas do programa não são preenchidas. Há, por um lado, oferta de vagas não preenchidas e, do outro lado, uma demanda enorme de estudantes precisando do financiamento, mas governo não adequa o programa para atender uma base maior de alunos”, disse o diretor da Abmes.

Um dos pleitos do setor para abarcar um maior volume no Fies é que a nota obtida no Enem seja reduzida dos atuais 450 pontos para 400 pontos. Um dos maiores empecilhos para que estudantes com renda até 1,5 salário mínimo consigam o crédito estudantil do governo é que eles obtenham essa pontuação no exame, no entanto, como a maior parte vem de escolas públicas com baixo rendimento acadêmico é comum que esses jovens não consigam os 450 pontos.


Conteúdo Relacionado

Notícias

CBESP apresenta 10 propostas para o desenvolvimento do ensino superior brasileiro

O documento traz dez propostas para o desenvolvimento do ensino superior brasileiro.

MEC facilita abertura de cursos técnicos pelas universidades privadas

Aval dependerá apenas do ministério para abrir vagas online em vários polos; setor prevê atender demanda do novo ensino médio

Brasil deve atingir meta de matrículas no ensino superior apenas em 2040

Um dos objetivos da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE) é colocar 33% da população entre 18 e 24 anos no ensino superior até 2024

Ensino superior privado projeta atraso de 16 anos para atingir meta de jovens nas faculdades

Plano Nacional de Educação previa 33% dos brasileiros de 18 a 24 anos na universidade até 2024; setor defende mudança no Fies, com cobrança somente após o estudante conseguir emprego

No ritmo da última década, meta do PNE para ensino superior será atingida em 2040, diz estudo

No pior cenário, país atingiria estagnação em 2033 e pode nunca conseguir ter 33% dos jovens de 18 a 24 anos na universidade

Para aumentar vagas de ensino técnico, MEC flexibiliza oferta nas universidades privadas

Ministério passará a autorizar cursos, o que era responsabilidade dos conselhos estaduais de educação; número de matrículas está estagnado desde 2015

Número de alunos em cursos técnicos pode crescer 25% com oferta em faculdades privadas

Em 2019, havia cerca de 1,8 milhão de alunos matriculados nessa modalidade de curso, que tem duração de um ano

CBESP: Experiências internacionais inspiram participantes no segundo dia

Cases de sucesso no exterior foram apresentados em uma manhã de grandes aprendizados disruptivos

CBESP: Experiências nacionais de criatividade e inovação marcam presença no segundo dia

Cases de sucesso no Brasil adotam metodologias disruptivas, valorizam a formação integral do aluno e atendem às demandas do mercado de trabalho

Editora

Revista Estudos nº 45

Criada em 1982, a Revista Estudos, de conteúdo temático, tem como objetivo reunir trabalhos sobre grandes temas educacionais, elaborados por profissionais reconhecidos nacionalmente, como subsídio ao aprofundamento de debates e de reflexões das instituições de ensino superior. A edição de nº 45 aborda a criatividade e inovação na construção da educação superior pós-pandemia.