Detalhe

Época ganha Prêmio de Jornalismo de Educação

10/08/2017 | Por: Época | 60
Montagem sobre foto de Stefano Martini Capa da edição de 31 de outubro de 2016 da revista ÉPOCA, "O mestre que muda vidas". A reportagem ganhou o Prêmio de Jornalismo de Educação ABMES.

A reportagem de capa de ÉPOCA “Um mestre de 176 medalhas”, da jornalista Flávia Yuri Oshima, venceu como Melhor Reportagem escrita o prêmio da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). 

A reportagem, publicada em outubro de 2016, conta a história do professor de matemática Luiz Felipe Lins, do Rio de Janeiro. Luiz Felipe trabalha com crianças da periferia da cidade, muitas delas com dificuldade de aprendizado, e as transforma em campeãs olímpicas de matemática. A narrativa mostra como o professor se preparou para criar uma metodologia que funcione com alunos em níveis diferentes de domínio da matemática. A reportagem é um especial composto de três partes: a história do professor, uma pesquisa internacional que mostra a importância de saber formar professores e uma entrevista sobre quais são os problemas brasileiros na área.

Leia a reportagem premiada:
>> As lições do professor que transforma crianças carentes em campeãs de matemática
>> Todo o poder ao professor
>> Bernadete Gatti: “Nossas faculdades não sabem formar professores”

“Por um lado, a reportagem queria mostrar as dificuldades que o país enfrenta na formação de professores e, por outro lado, o enorme impacto positivo que um bom professor tem na vida dos alunos”, diz Flávia Oshima.

O Prêmio ABMES dividiu os concorrentes em quatro grandes categorias: Reportagem em Rádio, TV, Internet e em Mídia Impressa. Houve premiação para veículos de jornalismo regional e nacional. Entre as reportagens que concorreram na categoria jornalismo impresso estavam “Em 2023, graduação on-line será maioria”, do jornal Valor, e “Inadimplência aumenta, e mais de metade atrasa pagamento do Fies”, da Folha de S.Paulo. A reportagem  “Um mestre de 176 medalhas”, de ÉPOCA, empatou com a do jornal Folha de S.Paulo. Os dois veículos foram premiados.

Os escritores e jornalistas Arnaldo Niskier, Marcos Vilaça e Merval Pereira, da Academia Brasileira de Letras, selecionaram os ganhadores entre 225 trabalhos inscritos.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

RICTV Record vence prêmio regional de jornalismo

Na última terça-feira (8), Paulo Mueller foi até Brasilia/DF para receber o prêmio pela reportagem 'Catarinense com paralisia cerebral será o primeiro com bacharel em educação física do Brasil' em nome da RICTV Record.

Correio Braziliense ganha Prêmio ABMES de Jornalismo

O repórter Tainan Pimentel venceu o concurso na categoria Internet Regional com uma reportagem sobre as dificuldades de aprendizado que estudantes da rede pública enfrentam ao chegar na faculdade.

Notícias

Reportagem da RICTV | Record TV é vencedora de prêmio nacional

RIC Mais: O anúncio dos vencedores ocorreu em cerimônia nessa terça-feira (8) em Brasília

Prêmio ABMES de Jornalismo anuncia os grandes vencedores

Profissionais de várias regiões do país foram contemplados nas oito categorias da premiação

Jantar comemorativo marca anúncio dos vencedores do Prêmio ABMES de Jornalismo

Na próxima terça-feira, 8 de agosto, em Brasília, representantes de instituições de todo o Brasil estarão reunidos para celebrar as conquistas da educação superior e conhecer os ganhadores