Pesquisa apresenta levantamento sobre as atividades de ensino da educação básica e superior entre o registro do primeiro caso de coronavírus até o início de agosto da Alemanha, Argentina, China, Estados Unidos, Itália, Japão e Uruguai e as compara com os dados do Brasil
Documento: Retomada gradativa da rotina nas instituições de educação superior
Data: 09/06/2020
Autor: ABMES
Confira a íntegra do seminário "Coronavírus e educação superior: 5ª fase do estudo sobre o que pensam os alunos". O evento foi realizado na terça-feira (17/11), pelo YouTube da ABMES
Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, fala sobre o retorno das aulas presenciais nas instituições de educação superior em São Paulo/SP, após a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19
Em entrevista ao vivo para a CNN, o diretor-executivo da ABMES, Sólon Caldas, classificou como acertada a decisão da retomada das aulas nas universidades na cidade de São Paulo a partir de 7 de outubro, mas defendeu o mesmo para todos os outros setores da educação
Confira a íntegra do webinar "Retomada com segurança das atividades presenciais nas IES", realizado em 21 de julho de 2020, com a participação de Maurício Garcia, consultor educacional e cientista digital; Margareth Dalcolmo, pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, e Marcos Alencar, advogado especializado no ramo trabalhista empresarial
Prorrogar, para o dia 30 de novembro de 2020, o prazo estabelecido na Resolução nº 03, de 28 de junho de 2012, para a realização dos aditamentos de renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), simplificados e não simplificados, do 2º semestre de 2020.
Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009.
Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020.
Além de interferir na rotina de quem já está matriculado no ensino superior este ano, a pandemia de covid-19 também vai impactar aqueles que pretendem entrar na universidade em 2021
ABMES monitora decisões em todas as unidades federativas para volta às aulas
Deliberação do Conselho regulamentou a Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020
Jornal Nacional: Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES, comenta sobre a dificuldade dos estudantes em pagarem o financiamento estudantil
Flexibilização valerá em instituições públicas e particulares
Rede Brasil Atual: Segundo estudo divulgado pela ABMES, o processo é pelo momento que estamos vivendo, de pandemia de covid-19
Diário da Grande ABC: A consultoria Educa Insights projeta, em estudo divulgado pela ABMES , que o volume de alunos em cursos on-line deve superar os matriculados no modelo presencial já em 2022
Brasil 61: Em entrevista, Sólon Caldas, o diretor executivo da ABMES, afirmou que EAD proporciona oportunidade de capacitação profissional para pessoas que vivem em cidades sem acesso à educação presencial
Protocolos de segurança sanitária e adoção de ensino híbrido são marcas comuns entre os países pesquisados
CNN Brasil: Sólon Caldas, diretor-executivo da ABMES, fala sobre a retomada das aulas
Educação em Revista: Em crescimento antes da pandemia, atividades remotas podem avançar ainda mais durante a retomada da economia
Queda na renda e falta de perspectiva levam alunos a desistência de seus cursos. Evasão universitária, que já vinha em tendência de alta, pode observar aumento em 2020
O Globo: Em artigo, o professor Arnaldo Niskier comenta sobre a educação híbrida
A ABMES, em articulação com o Fórum, atuou ativamente para evitar que o ProUni fosse impactado por uma normatização que em muito prejudicaria todo o setor
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Documento contém medidas de prevenção e segurança às instituições que planejam o retorno presencial às aulas