#ABMESINFORMA | ABMES parabeniza Inep pelo início das avaliações externas virtuais in loco


12/05/2021 | 545

008/2021 Brasília, 12 de maio de 2021


A ABMES se reuniu, nesta quarta-feira (12), com os dirigentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O diretor presidente, Celso Niskier, e o diretor executivo, Sólon Caldas, elogiaram e parabenizaram a iniciativa do órgão ao implementar a avaliação externa virtual in loco nas instituições de ensino superior.

O modelo remoto de avaliação era uma antiga demanda do setor particular de educação superior e teve início em 26 de abril. Em maio, o Inep espera realizar 250 visitas virtuais e, até outubro, atingir 5 mil avaliações.

“A reunião foi muito proveitosa e fizemos questão de parabenizar a iniciativa corajosa do Inep em estabelecer, ainda que em caráter temporário e emergencial, as avaliações externas virtuais in loco. Esperamos que o modelo permaneça depois do período da pandemia”, comentou Niskier.

No encontro, a ABMES entregou a Nota Técnica "Aperfeiçoamento da Regulação e da Avaliação da Educação Superior no século XXI", elaborada pela Associação, com propostas de modernização da regulação e da avaliação da educação superior. E convidou o presidente do Inep, Danilo Dupas, e toda a equipe para participar do XIII Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (XIII CBESP), marcado para 27 e 28 de maio.

Além de Dupas, participaram da reunião representando o Inep, o diretor de Avaliação da Educação Superior, Luís Filipe de Miranda Grochocki, a coordenadora-geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior, Helena Cristina Carneiro Cavalcanti de Albuquerque, a diretora de Estudos Educacionais, Michele Cristina Silva Melo, e a chefe da Assessoria de Comunicação Social, Anna Priscilla Di Vasconcelos.