Detalhe

Emissão de diploma digital para combater fraudes

15/03/2019 | Por: Hoje em Dia | 3246
Foto: Divulgação/ Hoje em Dia

A falsificação de diplomas do ensino superior no país poderá esbarrar em mais uma estratégia contra a prática. A partir de 2021, o combate ao crime terá um novo aliado: todas as faculdades públicas e particulares terão que emitir o documento de forma eletrônica, com assinatura digital.

A medida foi regulamentada por portaria publicada no último dia 12 pelo Ministério da Educação (MEC). As instituições terão 24 meses para se adequar às novas regras.

De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), bancos, operadoras de cartão de crédito e o governo federal vêm implementando ferramentas tecnológicas para coibir fraudes no sistema. 

“Acreditamos que a medida dificulte a atuação de criminosos, entretanto é importante que esse processo seja acompanhado de um endurecimento da legislação que penaliza quadrilhas que vendem, bem como estudantes que compram”, disse a entidade em nota.
Conforme o Hoje em Dia denunciou na edição do último dia 7, diplomas de nível superior em medicina na UFMG são oferecidos nas redes sociais por R$ 500, cada. A entrega do documento falsificado é facilitada, feita em mãos ou via Correios. E o criminoso ainda promete garantia do serviço.

Registro 
Esta é a segunda portaria que trata sobre o tema e visa proporcionar às mais de 2,4 mil instituições o passo a passo para implementar o novo formato. As normas seguem orientações do Tribunal de Contas da União (TCU).

O diploma terá origem, emissão, registro e armazenamento em ambiente digital. Também será confirmado uso de assinatura digital, em XML, com estrutura previamente definida pelo sistema do MEC. O documento também poderá ser impresso, mas, oficialmente, não poderá substituir modelo virtual. 

Para os estudantes, as mudanças significam agilidade. “Os trâmites hoje adotados geram lentidão na emissão de documentos escolares, que pode causar transtornos para os usuários que precisam, em caráter de urgência, comprovar a conclusão do curso realizado”, diz o secretário de Educação Superior do MEC, Mauro Luiz Rabelo. 

Acervo
O diploma digital passará a integrar os documentos institucionais como parte do acervo acadêmico das universidades. Em breve, o MEC criará uma página eletrônica destinada ao novo modelo, com informações necessárias para a geração do certificado. 


Conteúdo Relacionado

Áudios

Áudio: Diploma Digital: Uma realidade da faculdade do futuro

Data:04/07/2018

Descrição:

Em entrevista à Rádio CBN Recife, o vice-presidente da ABMES, Celso Niskier, e o diretor executivo, Sólon Caldas, comentam os fatores que colaboram para o crescimento da educação a distância no Brasil. 

A reportagem aborda os resultados da pesquisa "Um ano do Decreto da EAD - O impacto da educação a distância na expansão do ensino superior brasileiro", realizada pela Associação em parceria com a Educa Insights. A participação se dá entre os minutos 12'40'' e 14'54''.

Download

Vídeos

Entenda mais sobre o diploma digital

Confira os principais pontos da recém-publicada Portaria 554, que regulamenta a emissão e o registro de diploma digital para as graduações

Legislação

PORTARIA MEC Nº 2.117, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2019

Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.


PORTARIA MEC Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019

Dispõe sobre a emissão e o registro de diploma de graduação, por meio digital, pelas Instituições de Ensino Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.


PORTARIA MEC Nº 1.095, DE 25 DE OUTUBRO DE 2018

Dispõe sobre a expedição e o registro de diplomas de cursos superiores de graduação no âmbito do sistema federal de ensino.


PORTARIA MEC Nº 330, DE 05 DE ABRIL DE 2018

Dispõe sobre a emissão de diplomas em formato digital nas instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino.


Notícias

MEC lança Diploma Digital para agilizar e reduzir custos de emissão

Instituições de ensino superior têm até o fim de 2021 para se adequar

Em seminário da ABMES, MEC explica o diploma digital e esclarece dúvidas das IES

Durante o evento foram abordados aspectos legais e também aqueles relacionados à implementação prática do novo sistema de expedição do documento

MEC publica portaria que regula emissão de diploma digital

O objetivo é possibilitar o melhor aproveitamento de recursos disponíveis, sem transferir a burocracia hoje existente para o ambiente virtual, preservando as mesmas condições e garantias dos diplomas físicos

ABMES Regional em Santa Catarina aproxima ainda mais setor de educação superior e Ministério da Educação

Realizado em Florianópolis no dia 26 de fevereiro de 2019, o evento contou com atendimentos individuais da iniciativa Seres em Ação/MEC

Diploma Digital: Uma realidade da faculdade do futuro

CBN: Em entrevista à Rádio CBN Recife, o vice-presidente da ABMES Celso Niskier e o diretor executivo, Sólon Caldas, comentam os fatores que colaboram para o crescimento da educação a distância no Brasil.

Coluna

Educação Superior Comentada| A obrigatoriedade de emissão de diplomas em meio digital

Na edição desta semana, Gustavo Fagundes comenta um dos assuntos mais importantes para as instituições de educação superior no momento: a Portaria n° 554, de 11 de março de 2019, que dispõe sobre a emissão e o registro de diplomas de graduação, em meio digital, pelas instituições pertencentes ao sistema federal de ensino. O especialista analisa os principais pontos do texto e chama atenção para o prazo de 24 meses para sua implementação