Detalhe

Notas do Enem já estão disponíveis. Veja como consultar

18/01/2019 | Por: O Globo | 2155
Foto: Divulgação/Léo Martins/O Globo

Os 4,1 milhões de candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro de 2018 já podem ver suas notas na Página do Participante . Os resultados foram divulgados na manhã desta sexta-feira, 18 de janeiro.

O exame contou com cinco provas: Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Redação. As notas das quatro primeiras são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item. Para driblar os possíveis "chutes" dos candidatos, a nota do TRI reflete o comportamento do aluno, e não somente seu número de acertos.

Para que isso ocorra, todos os itens são calibrados em testes para ver se são considerados fáceis, médios ou difíceis. Por este motivo é que as notas do exame federal são diferentes mesmo quando dois alunos acertam o mesmo número de questões.

Aquele que acertou um número maior de itens fáceis e teve dificuldade com questões de maior complexidade é considerado como uma "evolução regular" e terá uma nota superior àquele que teve um comportamento não tão uniforme — isto é, acertou questões muitas difíceis e errou fáceis.

— Já fizemos estudos e vimos que a diferença de pontuação entre quatro alunos com o mesmo número de acerto pode ser de 100%. A nota que o aluno recebe hoje vai dar uma informação. Ele vai pegar e cruzar com outras para ver se ele está bem. É importante ver a distância da sua nota da nota máxima tirada naquela prova. Depois, o candidato pode comparar com notas de corte de outros anos. São notas que raramente mudam — afirma Bruno Rabin, diretor acadêmico do colégio de A a Z.


Conteúdo Relacionado

Legislação

EDITAL INEP Nº 14, DE 21 DE MARÇO DE 2019

Torna público as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Enem 2019.


PORTARIA INEP Nº 436, DE 05 DE SETEMBRO DE 2014

Estabelece procedimentos e prazos para a utilização dos resultados no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM em processos seletivos de acesso a vagas em Instituições de Ensino Superior (IES), nacionais e estrangeiras, e em processos de certificação de conclusão do Ensino Médio realizados pelas Secretarias de Estado da Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.


PORTARIA INEP Nº 179, DE 28 DE ABRIL DE 2014

Dispõe sobre o processo de certificação, as competências das Instituições Certificadoras e do INEP e os requisitos necessários à obtenção de certificado de conclusão do Ensino Médio e declaração parcial de proficiência com a utilização dos resultados de desempenho obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.


PORTARIA INEP Nº 144, DE 24 DE MAIO DE 2012

Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.


Notícias

Quase metade dos participantes faz Enem pela primeira vez em 2019

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país

Enem vai ser 100% digital até 2026, diz Inep

Projeto-piloto de passar da aplicação em papel para o computador começa a partir de 2020, afirmou o novo presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (3)

Editais de avaliações e exames deverão ter audiências públicas

Após as audiências, a área técnica envolvida deverá se posicionar sobre as manifestações recebidas em até 20 dias, prazo que poderá ser prorrogável por mais dez

Inscrições para o Enem 2019 começam hoje; saiba como participar

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir ainda este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior, de bolsas de estudo ou de financiamento estudantil

TCU autoriza contratação de nova gráfica para o Enem

Decisão permite uso de licitação de 2016 e abre caminho para que a Valid assuma a prova; RR Donnelley anunciou falência. Nova concorrência deve ser feita para 2020

Estudantes podem pedir isenção no Enem a partir de hoje

Podem solicitar a isenção da taxa os estudantes que estão cursando a última série do ensino médio em 2019

Enem 2019 abre solicitação de isenção e justificativa de ausência na próxima segunda-feira

Quem estava isento no Enem 2018, faltou aos dois dias de prova e quer isenção também em 2019 precisa cumprir uma etapa a mais

Inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2019/1 estão abertas

Prazo muda para estudantes matriculados e não matriculados. É preciso ter feito o Enem a partir de 2010

Edital do Enem é divulgado nesta segunda (25); taxa de inscrição será de R$ 85

Exame terá novidades neste ano, como novo sistema de inscrição e espaço para rascunho

Divulgação das vistas das redações e das notas dos treineiros encerra edição 2018 do Enem

O participante tem a oportunidade de conferir o que errou e o que acertou

Cartão de confirmação para segunda aplicação do Enem 2018 já está disponível

Os inscritos que participarão da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem acessar o cartão de confirmação