Detalhe

ABMES apresenta 1ª Pesquisa Brasileira Sobre a Internacionalização da Educação na Faubai 2017

13/04/2017 | Por: ABMES | 4402

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) participou, no dia 11 de abril, da Conferência Faubai 2017, realizada em Porto Alegre/RS. O vice-presidente da Associação, Celso Niskier, e a consultora internacional Lioudmila Batourina apresentaram aos participantes do evento a “1ª Pesquisa Brasileira Sobre a Internacionalização da Educação” (First Brazilian Survey About Internationalization of Education).

De acordo com Lioudmila, estiveram presentes mais de mil participantes, entre representante de embaixadas, agências internacionais de recrutamento de estudantes, universidades de diversos países e do Ministério da Educação (MEC). "Nossa apresentação foi muito boa. Foi o resultado de um trabalho em equipe, onde apresentamos os números e respondemos às perguntas do público presente, que se mostrou bastante interessado. Foi a primeira vez que a ABMES participou ativamente desse encontro e os participantes ficaram surpresos em saber a importância do setor particular para o Brasil", contou.

Os representantes da ABMES aproveitaram a oportunidade para fazer contatos e apresentar a instituição para organizações de outros países, em especial da França, Estados Unidos, Irlanda, Austrália e Bélgica.

A análise realizada pela ABMES constatou que para 65% das instituições de educação superior (IES) e para 77% dos alunos entrevistados a barreira do idioma está entre os principais obstáculos para a internacionalização da Educação. Para 58% das IES, a dificuldade também está na limitação de financiamento público privado e, para 89% dos alunos, pesa consideravelmente a falta de apoio financeiro para estudos no exterior. Associados à ABMES podem acessar a íntegra dos resultados.

Sobre a Faubai

Promovido pela Associação Brasileira de Educação Internacional, de 8 a 12 de abril, o evento teve como tema “New Trends on Internationalization of High Education: Social Engagement and Innovation”. O objetivo foi discutir os temas relacionados a engajamento social e à inovação na internacionalização do Ensino Superior.

A conferência contou com a presença de universidades, associações e organizações governamentais de muitos países: Espanha, Canadá, Estados Unidos, Hungria, Dubai, Alemanha, Reino Unido, Chile, Argentina, Dinamarca, Bélgica, Itália, Israel, Holanda, França e muitos outros. Participaram vice-presidentes, chefes de escritórios internacionais do Brasil e do exterior, especialistas em internacionalização do ensino superior, além de representantes de associações e organizações de todo o mundo.

ABMES Internacional

A iniciativa da ABMES Internacional consiste no desenvolvimento da cooperação com associações e universidades de outros países para a troca de experiências, organização de conferências internacionais e suporte aos associados na busca de parceiros. O projeto também vislumbra a promoção da Associação para outros continentes.


Conteúdo Relacionado

Notícias

Resultados e impressões sobre a Faubai 2018

Artigo da consultora de parceria internacional da ABMES, Lioudmila Batourina, contando sua experiência durante a 30ª edição da conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), ocorrida de 14 a 18 de maior, no Rio de Janeiro/RJ

Australian Technology Network (ATN) e Faubai realizam workshop em São Paulo

Encontro "Metodologia de Pesquisa Científica e Colaboração com a Indústria na Austrália" é voltado para pesquisadores, chanceleres e representantes de relações internacionais

UFRGS apresenta seu programa Diplomas Duplos na Faubai 2017

Na modalidade, estudante recebe dois diplomas, um de cada instituição, ou um diploma comum de duas instituições

Opinião: Internacionalização da universidade brasileira

Nenhum esforço concentrado existe no sentido de estimular a existência de pelo menos dez universidades brasileiras entre as cem melhores do mundo

Barreira do idioma limita internacionalização da educação, aponta ABMES

Levantamento será apresentado por representantes da Associação durante a Conferência Faubai 2017, em Porto Alegre/RS

ABMES participará da conferência internacional FAUBAI 2017

Evento será realizado entre os dias 8 e 12 de abril em Porto Alegre. Palestra da ABMES abordará primeira pesquisa brasileira sobre internacionalização da educação