12 de novembro (quarta-feira)
O ENADE no contexto do Sinaes e seus impactos na gestão e nos processos regulatórios das IES
O módulo tem como objetivo apresentar e discutir o ENADE no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), abordando seus fundamentos legais, elementos constitutivos e indicadores de qualidade, bem como as implicações do desempenho dos cursos nos processos de regulação e supervisão.
A proposta é oferecer uma visão integrada do ciclo avaliativo de 2025, destacando o papel do planejamento estratégico e da elaboração de planos de ação institucionais alinhados às dimensões do Sinaes e aos resultados do Enade.
Expositores:
- Daniel Cavalcante – Diretor Jurídico da ABMES -
- Francislene Hasmann – Diretora Adjunta de Regulação e Qualidade do Grupo Ser Educacional
Expositores:
- Bruno Coimbra – Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da ABMES
- Paulo Monteiro Vieira Braga Barone – Professor Associado da Universidade Federal de Juiz de Fora e ex-Conselheiro da Câmara de Educação Superior do CNE
Módulo 3: Diretrizes Curriculares Nacionais e a matriz de referência das provas
-
Iara de Xavier - CEO da EDUX21 Consultoria Educacional. Assessora da Presidência da ABMES. Diretora Técnica da ABRAFI. Assessora da presidência do Instituto Êxito de Empreendedorismo. Doutora em Saúde Pública. Professora aposentada da Universidade Federal de Brasília – UnB.
- Joaquim José Soares Neto – Professor e ex-conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE)
Módulo 4: Da teoria à prática – operacionalizando o Enade para os Bacharelados e CSTs e Cases de sucesso e boas práticas em Bacharelados e CSTs
- Alexandre Santos - Presidente da CPA e Coordenador Geral de Cursos de Graduação Presencial do SENAC/SP
- Lupercio Aparecido Rizzo - Coordenador dos Cursos de Processos Gerenciais e Recursos Humanos do SENAC/SP
- Andreia Malucelli – Pró-Reitora de Operações Acadêmicas da PUC/PR
- Fernanda Sales - Coordenadora do Curso de Farmácia da PUC/PR
- Adriana Martello Valero - Coordenadora do Curso de Administração da PUC/PR
