O DNA da inovação é liderança

Espaço destinado à atualização periódica de tecnologias nacionais e internacionais que podem impactar o segmento educacional e, portanto, subsidiar gestores das instituições de ensino para que sejam capazes de agir proativamente olhando para essas tendências.

09/09/2025 | 1821

O DNA da inovação é liderança

*Por: Carmen Tavares

A inovação raramente nasce da tecnologia ou de processos sofisticados. Seu ponto de partida é a maneira como a liderança age. Organizações que mantêm modelos de decisão ultrapassados, reforçam silos funcionais e punem riscos transmitem uma mensagem inequívoca: não há espaço para o novo. Esse comportamento engessa a cultura, e sem mudança cultural, qualquer discurso sobre inovação perde credibilidade.

Pesquisas recentes confirmam esse cenário. A McKinsey mostrou que falhas culturais são o maior obstáculo à transformação digital, especialmente em empresas fragmentadas e avessas ao erro. A Deloitte destacou em seu Global Human Capital Trends que líderes têm papel central em moldar a cultura e gerar pertencimento, condição indispensável para inovação duradoura. Em outras palavras: a liderança é a variável crítica que decide se a inovação será discurso ou prática.

O elemento que sustenta esse processo é o caráter do líder. Integridade, coragem e empatia formam a base da confiança, sem a qual não existe ambiente para experimentação. Amy Edmondson, de Harvard, demonstrou em suas pesquisas que equipes que se sentem seguras para desafiar ideias estabelecidas aprendem mais e inovam mais. Isso significa que a segurança psicológica — fruto direto da postura da liderança — é condição indispensável para liberar a criatividade das equipes.

O mercado americano também aponta para a importância da liderança ambidestra, aquela que equilibra exploração de novas ideias e execução disciplinada. Estudos recentes mostram que esse equilíbrio transforma iniciativas criativas em resultados consistentes. Ao mesmo tempo, a liderança transformacional — que inspira propósito, autonomia e visão — amplia a capacidade de adaptação das organizações e fortalece sua performance em ambientes altamente competitivos.

A cultura organizacional, nesse contexto, funciona como motor invisível. Empresas inovadoras não tratam o tema como slogan, mas como prioridade estratégica. Criam sistemas de incentivos que valorizam diversidade de pensamento, reconhecem talentos e encorajam aprendizado mesmo diante de erros. Isso transforma inovação em rotina operacional e não em evento extraordinário.

Nos Estados Unidos, empresas de ponta caminham também para modelos de liderança distribuída, nos quais diferentes indivíduos assumem protagonismo conforme o contexto. A diversidade de perfis — em idade, experiência e formação — potencializa descobertas e acelera soluções disruptivas. Estruturas menos hierárquicas, que operam como ecossistemas, são as que mais favorecem inovação de longo prazo.

Nesse cenário, a inteligência artificial se tornou inevitável, mas não suficiente. Sem liderança ativa, capaz de engajar equipes e transformar riscos em aprendizado, a IA é apenas uma ferramenta. CEOs que assumem protagonismo na transformação digital, e não a delegam apenas às áreas técnicas, têm colhido resultados mais consistentes, como destacam estudos recentes publicados pelo The Times e pela TechRadar.

A equação, portanto, permanece irrefutável: sem liderança, não há cultura. Sem cultura, não há inovação. E sem inovação, não há futuro sustentável. 

Aprofunde no tema assistindo ao Podcast da PROINNOVARE – www.proinnovare.com.br

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*Maria Carmen Tavares Christóvão é Mestre em Gestão da Inovação com área de pesquisa em Inovação Educacional. Diretora da Pro Innovare Consultoria de Inovação, atuou como Reitora, Pró Reitora e Diretora de Instituições de Ensino de diversos portes e regiões no Brasil.

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Carmen Tavares

Gestora educacional e de inovação com 28 anos de experiência em instituições de diversos portes e regiões, com considerável bagagem na construção de políticas para cooperação intersetorial, planejamento e gestão no ensino privado tanto na modalidade presencial quanto EAD. Atuou também como executiva em Educação Corporativa e gestora em instituições do Terceiro Setor. É mestre em Gestão da Inovação pela FEI/SP, com área de pesquisa em Capacidades Organizacionais, Sustentabilidade e Marketing. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos e graduada em Pedagogia pela UEMG.

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