Como utilizar metodologias ativas: uma revolução na aprendizagem

Categoria: ABMES Cursos

O curso tem como objetivo capacitar para o uso de metodologias ativas na formação do estudante da Educação Superior

 

Duração: até 30 dias | Carga Horária: 30h | Pré-requisito: Curso livre

Público-alvo: Mantenedores, reitores, pró-reitores, diretores acadêmicos, diretores administrativos, coordenadores de cursos e professores em geral.

Metodologia: Curso autoinstrucional, executado em ambiente virtual. A metodologia será a educação a distância (EAD), por meio da plataforma Blackboard. O aluno conta com a flexibilidade de tempo e espaço, podendo desenvolver seus estudos em qualquer lugar, de acordo com sua disponibilidade, desde que respeitado o prazo de 30 dias corridos para a conclusão do curso.

A plataforma de aprendizagem do curso foi reformulada e agora oferece uma novidade: a Biblioteca A. Nela estão disponibilizados todos os eBooks do Grupo A, empresa especializada em educação detentora da Blackboard. O conteúdo pode ser facilmente acessado pela internet, em computadores, celulares e tablets, com serviço de retirada e devolução e recursos como inclusão de notas e destaques no texto. O acesso ao conteúdo é feito dentro do AVA.

Conteúdo Programático:

·         Módulo 01: O Gestor, a inovação acadêmica e a aprendizagem ativa;
·         Módulo 02: O repensar o papel do professor e as metodologias ativas;
·         Módulo 03: Aplicação de metodologias ativas: Peer Instruction;
·         Módulo 04: Aplicação de metodologias ativas: Team-based Learning (TBL);
·         Módulo 05: Utilizando as metodologias ativas e o ensino híbrido (Blended Learning) para inverter a sala de aula (Flipped Classroom).

Certificado: O certificado de curso livre será disponibilizado online para os alunos que concluírem todos os módulos, bem como efetuarem a avaliação final do curso. Os certificados serão emitidos pela ABMES.

Investimento: 

   Regular   

   Associado   

   R$ 499,00   

   Não associado   

   R$ 999,00   

   Egressos da ABMES Cursos   

   Associado   

   R$ 399,00   

   Não Associado   

   R$ 799,00   

 

Saiba mais:

Instrutores:

Gustavo Hoffmann – Fellow pela Harvard University (Laspau), onde estuda metodologias ativas de aprendizagem (Active Learning), ensino híbrido (Blended Learning) e sala de aula invertida (Flipped Classroom). Diretor Acadêmico e de EAD do grupo Alis Educacional (MG), onde lidera o projeto de inovação acadêmica e a implantação das metodologias ativas de aprendizagem. Foi diretor acadêmico, diretor de pós-graduação, diretor de EAD e diretor de negócios da Kroton Educacional. Foi diretor da Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, Coordenador e Professor do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior da Kroton Educacional. É professor das universidades corporativas do Semesp e da ABMES. Participa do projeto Sagah (solução de conteúdo para EAD), em parceria com o Grupo A Educação, e é diretor da Área de Consultoria Educacional do Grupo, onde lidera os trabalhos de consultoria em gestão educacional e implantação de EAD para instituições de ensino superior e universidades corporativas. Faz parte do Comitê de Especialistas do Horizon Project – New Media Consortium e do Consórcio Sthem Brasil, que capacita professores para a utilização de metodologias ativas de aprendizagem. Participou de programas de intercâmbio acadêmico em Stanford, Harvard, MIT, Arizona State University, New York State University, entre outras.

 

José Lourenço Júnior – Pós-Doutorando na Unesp – Universidade Estadual Paulista (2015). Doutor em Engenharia Mecânica pela Unesp (2012). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Taubaté (2002). Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Taubaté (1983). Especialização em Ensino Superior nas Instituições Laspau - Harvard University e MIT Massachusetts Institute of Technology (EUA), Boston College (EUA), University of Southern California (EUA), Miguel Hernández Universidad (Espanha). Empresário nas áreas de serviços de logística industrial e na fabricação de móveis planejados. Foi executivo industrial, por mais de 28 anos, em cargos de diretoria e gerência nas empresas Volkswagen do Brasil, Furukawa Industrial, Iochpe-Maxion e Schahin Engenharia. Especializado com extensa experiência em Lean Manufacturing e Gestão da Qualidade. Professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo e coordenador dos Cursos de Engenharias. Professor de Pós-Graduação do Instituto de Pós-graduação de Goiás (Ipog), com atuações em Goiânia, Cuiabá, Porto Alegre, Salvador, João Pessoa, Manaus e Recife. Vice-diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Regional Taubaté.

 

Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis – FGraduada em Letras, pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (Fatea), em Lorena, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (Unitau), professora universitária, desde 2002, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) e na Unidade de Lorena. Compõe a equipe do Laboratório de Metodologias Inovadoras (LMI) do Unisal. Aplica as metodologias ativas Writing Across the Curriculum (WAC), Peer Instruction, Team Based Learning (TBL) e Think Pair Share (TPS). Em 2014, esteve no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde estagiou com a professora Jennifer Craig para ampliar seus conhecimentos sobre o WAC.


 

Próximas turmas!

A ABMES abrirá em breve as inscrições para este curso. Para fazer a sua pré-inscrição na próxima turma, envie o formulário devidamente preenchido para o e-mail relacionamento@abmes.org.br.

Tem interesse em outros temas? Entre em contato conosco que avaliaremos sua solicitação.

Compartilhar Curso

Contato


Simone Silva
Coordenadora de Relacionamento

relacionamento@abmes.org.br

(61) 3322-3252 Ramal 201

(61) 9 9155-5903