Outras Matérias
clique aqui
 
 

Notícias - 2009 - Senado Federal


Especialista sugere criação de PAC para
qualificação de estudantes

Data: 11-11-2009

A qualidade do ensino foi o foco das discussões do terceiro painel do seminário “O papel da iniciativa privada no ensino superior: realidade e desafios para o futuro”. A professora Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) destacou a importância de se aperfeiçoar a educação básica para melhorar a qualidade do ensino brasileiro.

Para a professora a prioridade do país deveria ser um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de qualificação de estudantes. Segundo ela os professores de hoje são formados em número insuficiente. “O que o Brasil está fazendo para qualificar os 225 mil profissionais bem qualificados que trabalharão no pré-sal?”, indagou Helena.

Fábio Garcia dos Reis, Diretor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), defendeu que a qualidade em uma instituição de ensino superior (IES) é desenvolvida por meio de uma boa gestão. Para ele a IES é uma organização que precisa ter resultados acadêmicos, administrativos e financeiros e ser governada e administrada como qualquer outra.

Garcia acredita que a avaliação no Brasil é demasiadamente acadêmica e a burocracia e o corporativismo dificultam a dinâmica do sistema de educação superior e a incorporação de melhores parâmetros de qualidade. Para ele é necessário haver uma descentralização dos processos de avaliação e acreditação.

Para isso, o diretor da Unisal defende a criação de uma agência de avaliação, acreditação e assessoria da educação superior pautada em modelos utilizados pelo Chile, México, Argentina, Peru e Estados Unidos. “Precisamos buscar um equilíbrio entre o mercado, autoridade estatal e as oligarquias acadêmicas”, afirmou.



Foto: Jonas Pereira - Agência Senado


ABMES - Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior
SCS Qd. 7 Bl. "A" Sala 526 - Ed. Torre do Pátio Brasil Shopping - Brasília/DF - CEP 70.307-901 - Fone/Fax: (61) 3322.3252 / 3224.4933
Estatuto Relatório de Atividades Associados da ABMESComo Associar a ABMES Revista EstudosABMES Cadernos ABMES NotíciasNúmeros do Ensino Superior no Brasil Lesgislação do Ensino Superior 2005Lesgislação do Ensino Superior 2006 Lesgislação do Ensino Superior 2007 Projetos ABMES Ensino Responsável Prêmio Milton Santos de Educação Superior Prêmio TOP Educacional Professor Mário PalmérioQualiteca - Fórum sobre Qualidade na Educação Documentos da ABMES enviadas aos associadosLinks Úteis